Jornal do Commercio
foto José TelesA música brasileira e mundial em destaque.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Happy birthday to you, a música mais cantada do mundo, chega aos 90 anos

Publicado em 04/03/2014, Às 13:19

As irmãs Mildred e patti Hill, autoras de Happy Birthday to you

As irmãs Mildred e Patti Hill, autoras de Happy Birthday to you

Hoje a que é, provavelmente, a canção mais conhecida no mundo, completa 90 anos (contados a partir de seu registro num editora musical nos Estados Unidos). No Brasil ela se chama Parabéns pra você, no original Happy birthday to you.

Não se sabe quem é o autor da letra de Happy birthday to you, composta, em 1893, por duas irmãs Mildred e Patti Hil (de Louisville, Kentucky), para ser cantada no início das aulas, e intitulada originalmente Good morning to all. A canção se popularizou, e aos poucos foi sendo adaptada para festas de aniversário.

Uma irmã de Mildred e Patti Hill, Jessica reivindicou direitos à música em 1934. A Warner adquiriu os direitos de Happy Birthday to you em 1988, e fatura uma média de 2 milhões de dólares por ano de direitos autorais. Há quem afirme que a canção já de dominio público, embora a Warner alegue que isto só acontecerá em 2030.

Recentemente uma jovem cineasta americana Jeniffer Nelson moveu um processo contra a Warner, que lhe cobrou 1,5 mil dólares para liberar Happy birthday to you, para um documentário que Jeniffer fez sobre a história da própria canção.

O destino de Parabéns pra você está a espera de uma decisão judicial. Independente disto ele continuará sendo a música mais cantada no mundo, inclusive no Brasil.

A versão em português foi feita pela paulista Bertha Celeste Homem de Melo, que ganhou um concurso, promovido pela Academia Brasileira de Letras, em 1942 (idealizado pelo cantor e compositor Almirante. Até então ela era cantada em inglês). Bertha Celeste disputou com cinco mil concorrentes.

Berta faleceu em 1999, sem nunca ter recebido direitos autorais pela versão de Happy birthday to you. Sua família briga judicialmente desde 2009 para receber o que lhe é de direito.

Ademais, a letra cantada atualmente é diferente da que escreveu a senhora paulista. Os versos originais:”Parabéns a você/nesta data querida/muita felicidade (no singular)/muitos anos de vida”.

Confiram a mais celebre versão de Happy birthday to you, por Marilyn Monroe, no aniversário do presidente John Kennedy, em 19  de maio de 1961, no Madison Square Garden, em Nova Iorque:

 

 

 

 

 

Share

Postado por José Teles

enviar para um amigo

Comentar

Fotos do dia

Má conservação da via causa acidentes e trânsito lento
Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

> JC Imagem

Má conservação da via causa acidentes e trânsito lentoMá conservação da BR-101 causa acidentes e trânsito lentoLixo também se acumula no acostamento da rodoviaMá conservação da via causa acidentes e trânsito lentoMá conservação da via causa acidentes e trânsito lento

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM