Jornal do Commercio
foto José TelesA música brasileira e mundial em destaque.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Na série Tons, o Jorge Mautner dos anos 70

Publicado em 04/12/2013, Às 15:54

jorge-mautner -o-filho-do-holocausto-dirigido-por-pedro-bial-e-heitor-dalincourt-1359658051001_956x500

Jorge Mautner é um dos “malditos” descobertos por uma geração que nem tinha nascido quando ele lançou seus melhores discos, nos anos 70. Algumas de suas canções foram candidatas às paradas, entretanto só se evidenciou como grande sucesso o Maracatu atômico, porém com Gilberto Gil, que o lançou em compacto simples, em 1974 (com Preciso aprender a só ser).

Os três primeiros discos de Jorge Mautner são os em que ele exerce com primor o nonsense e surrealismo de letras de uma pureza quase infantil. Estão fora de catálogo, e a Universal Music anuncia que serão relançados na próxima caixinha do projeto Tons.

Jorge Mautner - 1

São eles: Para iluminar a cidade (1972), Jorge Mautner (1974) e Mil e uma noites de Bagdá (1976), aos quais poderia ser acrescentado Bomba de estrelas (1981). O primeiro é o grande disco de Mautner, com a canção que define sua obra, Quero ser locomotiva (que recebeu uma interpretação antológica de Wanderlé,a no álbum Maravilhosa, de 1972). Foi lançado numa série criada por Nelson Motta, na antiga Phillips, a Pirata, com  LPs que se assemelhavam a álbuns bootleg, e tinham o preço impresso na capa.


Jorge Mautner - disco 2

Jorge Mautner é outra obra prima. Se algum artista da MPB mereceu o ser encaixado no compartimento udigrudi foi Mautner. Estão neste álbum canções impagáveis como O relógio quebrou, Herói das estrelas, e Maracatu atômico.

jorge mautner-mil-e-uma-noites-de-bagda 3

Mil e uma noites de Bagdá tem um repertório menos conhecida, talvez porque em 1976 já se havia assimilado a música de Jorge Mautner. O som do meu violino, Samba dos meses, Rainha do Egito, são algumas das canções, deste disco, um dos menos conhecidos de Mautner, que teve um relançamento pela Rock it, mas se encontra há anos fora de catálogo. A caixa chega às lojas em janeiro de 2014.

Confiram Jorge Mautner em Quero ser locomotiva:

 

 

Postado por José Teles

enviar para um amigo

Comentar

*

Fotos do dia

Avenida Visconde de Suassuna, na área central do Recife
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

> JC Imagem

Avenida Visconde de Suassuna, na área central do RecifeRua do Riachuelo, no bairro da Boa Vista Água tomou conta da Rua Sete de setembro, no bairro da Boa VistaMotoristas e pedestres enfrentam alagamentos no Pina, Zona Sul da capitalPedestres sofreram com os alagamentos na manhã desta terça

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM