Jornal do Commercio
foto Giovanni SandesPinga-Fogo - da política para o dia a dia
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

A raposa e as uvas

Publicado em 10/10/2013, Às 10:00

Ao se aliar a Marina Silva, Eduardo Campos deve estar inaugurando uma nova fase. Entusiasmado com a força que a parceria trouxe ao seu projeto presidencial, afirmou, em entrevista a uma rádio da Bahia, que chegou a hora de “aposentar um bocado de raposas que estão gastando a paciência do povo”. Utilizou a frase para criticar as articulações políticas do PT para segurar a base. Vinculou o termo raposa ao conceito de velha política, noção que, para ele, está atrelada ao fisiologismo do tomá-lá-dá-cá.
O discurso pegou todos de surpresa. Em PE, Eduardo tem reunido, com o poder da caneta, quase todos em seu entorno. A oposição se resume, até o momento, a três vozes isoladas na Assembleia. Se há raposas na política de PE, alimentadas ou não por essa velha política, boa parte delas está ao seu lado. E muitas só foram para ganhar benefícios. Nas últimas semanas, o festival de adesões ao PSB revelou bem a dimensão disso. Nenhum político teria trocado de sigla se não tivesse vislumbrado vantagens.
Em 2006, Eduardo começou a vitoriosa campanha ao lado de duas raposas: Inocêncio Oliveira e Severino Cavalcanti. A crítica à raposa não repercutiu bem. No clássico O Príncipe, Maquiavel destaca que uma das maiores qualidades do político é a astúcia de negociar e articular, o que Eduardo faz como ninguém. Mas para não dizer que não falamos das uvas, a canção de Reginaldo Rossi, a Raposa e as uvas, já diz: “Eu era a raposa e você era as uvas…”

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Comentar

Fotos do dia

Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre é alvo de bandidos
Foto: Polícia Federal/Divulgação

> JC Imagem

Casa-Museu Magdalena e Gilberto Freyre é alvo de bandidosEspaço foi roubado duas vezes em menos de um mêsSegundo a PF, é pouco provável que os itens tenham sido levados pelo valor históricoO trabalho de investigação já coletou fragmentos de duas impressões digitaisO trabalho de investigação já coletou fragmentos de duas impressões digitais

Arquivos da Coluna

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM