Jornal do Commercio
foto Sheila BorgesO dia a dia e os bastidores da política
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Cenas explícitas de tietagem

Publicado em 16/04/2014, Às 16:20

Sem ter acesso ao palanque, a vereadora do Recife Michele Collins, pré-candidata a governadora pelo PP, fez de tudo para se aproximar de Dilma Rousseff no ato de entrega do navio Dragão do Mar, em Suape. Queria apenas tirar uma foto com a presidente. Espremeu-se na cerca de bloqueio para entrar na área reservada e tentou até subir no palanque. Não conseguiu.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Depois do TCE, agora é a vez da Assembleia

Publicado em 16/04/2014, Às 15:19

Portaria publicada no D.O. de ontem diz que o expediente de amanhã será facultativo. Quem vai? Mais um feriadão à vista.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

O PSB queria transmitir ato de segunda

Publicado em 16/04/2014, Às 14:16

Consultou o TSE que disse não. O evento político de lançamento da majoritária poderia ser visto como campanha antecipada. Que isso!

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Homenagem

Publicado em 16/04/2014, Às 13:12

A Comissão de Justiça da Assembleia avalia hoje projeto de Raimundo Pimentel. Ele batiza de Escola Senador Sérgio Guerra a futura instalação de uma unidade da rede estadual na cidade de Ipubi.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Saiu do forno

Publicado em 16/04/2014, Às 12:07

O PT recebe pesquisa interna sobre a corrida a governador em PE. No item “poder de influência dos padrinhos políticos”, Dilma Rousseff e Eduardo Campos empataram. Lula, porém, se destacou e mostrou força.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

O jeito de Lyra governar

Publicado em 16/04/2014, Às 11:06

Nos primeiros dias de gestão, o governador João Lyra tem se destacado pela diplomacia. E não foi só em relação a Dilma Rousseff na segunda. Fez questão de exibir na primeira página do veículo oficial do Poder Executivo uma foto na qual está entre José Queiroz, o seu principal adversário em Caruaru, e Jorge Gomes, de outro grupo político. Faltou apenas Tony Gel.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

O discurso e a prática

Publicado em 16/04/2014, Às 10:05

No lançamento de sua pré-candidatura a presidente, o ex-governador Eduardo Campo teceu duras críticas ao fisiologismo e ao patrimonialismo, condenando os efeitos negativos do presidencialismo de coalizão. Para Eduardo, eles representam as velhas práticas dos gestores públicos e se contrapõem à tese da nova política, defendida por ele como remédio para mudar. Sem uma reforma política que fortaleça os partidos, o presidencialismo de coalizão continuará a caracterizar o padrão de governança do País.
Para o cientista político Sérgio Abranches, esse conceito sugere a união de dois elementos: o sistema político presidencialista e a existência de coalizão partidária. Ou seja, o Executivo precisa de uma base forte no Legislativo para governar. Diferentemente do parlamentarismo, o Executivo (no presidencialismo) não surge da correlação de forças entre os partidos. Por isso, essa correlação precisa ser construída pelo presidente por meio de acordos, que envolvem a ocupação de cargos no governo. As alianças em torno de programas ficam sempre em segundo plano.
Nas duas gestões como governador, Eduardo não deixou de distribuir cargos entre os aliados. A Secretaria de Agricultura, por exemplo, está repleta de ex-prefeitos. O cientista político Tulio Velho Barreto alerta que Eduardo pode se colocar em uma sinuca de bico na eleição. “O discurso corre o risco de não colar no eleitorado”. Pernambuco não é o paraíso “cantado” nas publicidades.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Os dois lados da moeda

Publicado em 15/04/2014, Às 16:26

Em Ipojuca, nem o prefeito Carlos Santana nem o vice, Pedro Mendes, foram receber Dilma Rousseff ontem. Preferiram prestigiar Eduardo em Brasília. Já em Serra Talhada, o prefeito Luciano Duque não só festejou a presença da presidente, como ainda enalteceu a participação de Armando Monteiro. Lembrou que o pré-candidato a governador é de Serra, onde nasceu o seu avô, Agamenon Magalhães.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Pelópidas da Silveira faria hoje 99 anos

Publicado em 15/04/2014, Às 15:25

O ex-prefeito do Recife continua sendo uma das grandes referências da política de PE. Faleceu em setembro de 2008.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

O PCdoB é aliado do PT em nível…

Publicado em 15/04/2014, Às 14:24

…nacional. Luciana Santos colou em Dilma. Em 2015, será presidente nacional do partido. Em PE, porém, é aliada de Eduardo. É a política.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Fotos do dia

Sport e Náutico começam a decidir o título do Campeonato Pernambucano, na Ilha
Foto:  Edmar Melo/JC Imagem

> JC Imagem

Sport e Náutico começam a decidir o título do Campeonato Pernambucano, na IlhaSport e Náutico começam a decidir o título do Campeonato Pernambucano, na IlhaSport e Náutico começam a decidir o título do Campeonato Pernambucano, na IlhaSport e Náutico começam a decidir o título do Campeonato Pernambucano, na IlhaSport e Náutico começam a decidir o título do Campeonato Pernambucano, na Ilha

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM