Jornal do Commercio
foto Sheila BorgesO dia a dia e os bastidores da política
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

O showmício de Felipe Carreras

Publicado em 01/09/2014, Às 17:36

O procurador regional eleitoral auxiliar Joaquim Barros Dias é o relator do procedimento administrativo que investiga denúncias apresentadas por cidadãos contra o candidato a deputado federal Felipe Carreras (PSB). A militância de Carreras exibiu propaganda do candidato durante o evento Maior Show do Mundo. Quem pagou ingresso para o espetáculo privado terminou assistindo um showmício com direito à exibição de um trecho do guia eleitoral da Frente Popular no telão. Nele, o ex-governador Eduardo Campos fazia um discurso pedindo voto para os seus candidatos. Carreras alegou ao JC que a propaganda foi exibida de forma espontânea por pessoas que foram ao show. Ele não sabia de nada. Bem, você imagina alguém pagando um ingresso para levar nas costas mochilas com pirulitos iluminados com propaganda de candidato? No evento, registrou-se a presença de 40 militantes que foram “voluntariamente” ao evento com o tal luminoso, que não é leve.
Joaquim Barros Dias vai investigar as denúncias e decidir se o Ministério Público Eleitoral entrará com uma ação contra Felipe Carreras no Tribunal Regional Eleitoral. O evento era privado, mas o espaço é de uso comum. Quem foi ao evento não sabia que teria direito a ver guia eleitoral e propaganda de proporcional. Quem não gostou poderá ter o dinheiro do ingresso de volta?
Carreras é candidato prioritário do PSB, herdeiro de parte do espólio da ministra do TCU e ex-deputada federal, Ana Arraes, mãe de Eduardo Campos. Ele é casado com uma sobrinha da ex-primeira-dama Renata Campos. Foi secretário de Turismo da Prefeitura do Recife e é o candidato do prefeito, Geraldo Julio. É o fraco.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Lyra adia agenda de inaugurações

Publicado em 01/09/2014, Às 16:01

O governador João Lyra está em Brasília para participar de duas solenidades. Hoje, a posse de Francisco Falcão na presidência do Superior Tribunal de Justiça. Amanhã, a solenidade em homenagem a Eduardo Campos na Câmara dos Deputados. Ao lado do secretário Frederico Amâncio, de Planejamento, Lyra reúne-se na quarta com representantes do Banco Mundial para avaliar projetos que o Estado desenvolve com o apoio daquela instituição. Por conta dessa agenda apertada, ele ainda não marcou a série de inaugurações que pretende fazer até o fim do seu mandato-tampão. Lyra assumiu o governo em abril, quando Eduardo deixou o cargo para entrar na disputa presidencial. Por conta da indefinição dessa agenda, muitos serviços começaram a operar mesmo sem a inauguração oficial.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Pernambucanos em Brasília

Publicado em 01/09/2014, Às 15:21

Uma comitiva de políticos e magistrados de Pernambuco está em Brasília desde ontem. Hoje, todos participam da solenidade de posse do ministro pernambucano Francisco Falcão na presidência do Superior Tribunal de Justiça. Amanhã, boa parte do grupo permanecerá lá para prestigiar a sessão solene da Câmara dos Deputados em homenagem à memória do ex-governador Eduardo Campos, vítima do acidente aéreo de Santos no dia 13 de agosto. Também morreram na tragédia o ex-deputado Pedro Valadares, que será lembrado na solenidade, três assessores do presidenciável e os dois tripulantes.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

O tempo fechou no Tribunal de Justiça de Pernambuco

Publicado em 31/08/2014, Às 12:20

A reunião da Associação dos Magistrados de Pernambuco amanhã promete ser quente. Na pauta, um pedido de juízes para a entidade entrar no CNJ e no STJ com uma denúncia contra o presidente do TJPE, Frederico Neves, alegando improbidade administrativa. Reclamam que no TJPE não há critério para a concessão de diárias e passagens. Para acompanhar a posse de Francisco Falcão no STJ, amanhã, o benefício foi pago a 12 desembargadores, que já viajam hoje a Brasília. Para os juízes, o tratamento tem sido diferente. Ao assumir a presidência do STJ, uma das propostas do ministro Falcão é justamente mudar essa política das diárias.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Movimento intenso nos comitês hoje

Publicado em 31/08/2014, Às 11:19

Na agenda, André Campos e Aldo Amaral promovem festa para a militância. Mendonça Filho organiza bicicleata no Recife.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Chegou agora e quer sentar na janela

Publicado em 31/08/2014, Às 10:17

Parece que os marineiros não estão só de passagem pelo PSB. Querem armar a tenda mesmo. Walter Feldman procurou saber como o partido elege o seu presidente e pediu a relação dos diretorianos que votam.
Ao saber do movimento feito pelo coordenador da campanha de Marina, Márcio França mandou um recado sem meias palavras: “o PSB é cordial, mas não é tolo”. O próximo presidente nacional da sigla será puro sangue.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Um novo cenário em Pernambuco

Publicado em 31/08/2014, Às 9:00

Parece que o gato subiu no telhado e o candidato a governador pelo PTB, Armando Monteiro, terá que cortar um dobrado para reverter o quadro eleitoral, que agora lhe é desfavorável. Tempo ele tem, falta mais de um mês para o dia da eleição. A pesquisa IPMN/JC sinaliza que, ao considerar a margem de erro, Armando está empatado tecnicamente com o candidato a governador do PSB, Paulo Câmara. O petebista está com 32% e o socialista com 28%. Há um mês, Armando liderava com folga em todas as regiões do Estado.
O que aconteceu nesse período? O imponderável: a trágica morte do ex-governador Eduardo Campos, padrinho político de Paulo. Ao usar o drama ao máximo, o PSB exibiu a figura do candidato, até então desconhecida, e deixou claro que é ele o candidato de Eduardo e não Armando, como muitos eleitores pensavam. Isso porque Eduardo e Armando estavam juntos até um dia desses. Em 2010, inclusive, foi com a ajuda de Eduardo Campos que o petebista chegou ao Senado.
Além disso, a elaboração da nova figura “paz e amor” de Marina Silva,que estaria revendo posições mais radicais, agradou. A presidenciável passou a hidratar ainda mais o projeto de Paulo. De acordo com as intenções de voto, Marina está com 41% e a presidente Dilma Rousseff com 35%.
Os números indicam que o pulo do gato de Paulo ocorreu no Recife, onde o PSB, via Geraldo Julio, comanda a PCR, máquina que era gerenciada pelo PT há dois anos e meio. Ou seja, o PT não conseguiu transformar o seu tão debatido legado de 12 anos no poder em voto em prol de Armando. Nesse quadro, quem se fortalece é o prefeito do Recife. É carga.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Coincidência, nada mais

Publicado em 30/08/2014, Às 15:00

A Frente Popular fez ato, quarta, em Jardim Paulista e Paratibe, em Paulista. Antes da caminhada, as ruas foram limpas e iluminadas. Essa maquiagem foi denunciada pelos moradores nas redes sociais. Não é a primeira vez que o prefeito Junior Matuto é criticado por isso. Mas foi pura coincidência, gente. Esse povo é fogo.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Se ligue na campanha eletrônica

Publicado em 30/08/2014, Às 14:00

Oscar Paes Barreto aparece no guia, mas não pede voto para João Paulo ou Armando. A tese do queijo do reino é comprovada.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

O Estado diz que vai seguir liberando…

Publicado em 30/08/2014, Às 13:00

…as emendas parlamentares para a farra dos shows pagos pelos deputados. É o tal do orçamento impositivo. E você é sócio.

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Fotos do dia

ESPANHA - 352 kitesurfistas quebram o recorde mundial de travessia de uma milha náutica
Gogo Lobato/AFP

> JC Imagem

ESPANHA -  352 kitesurfistas quebram o recorde mundial de travessia de uma milha náuticaCAXEMIRA - Pescador em seu barco no lago DalSEVILHA -  Jogadores disputam a bola durante a partida entre Filipinas e Grécia no Mundial 2014 SEUL - Mulher dorme ao lado do cão esperando para participar de concurso de cãesSOMÁLIA- Soldados ugandenses durante operação Oceano Índico

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM