Jornal do Commercio
foto Sheila BorgesO dia a dia e os bastidores da política
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Tudo negociado

Publicado em 30/10/2014, Às 9:39

Entram hoje na pauta de votação do pleno da Alepe os projetos dos militares que mudam o código disciplinar e os critérios de promoção. Com Guilherme Uchoa ausente da sessão, não haverá polêmica.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

O PSB na linha de risco

Publicado em 30/10/2014, Às 8:36

A política é mesmo dinâmica. O PSB de Pernambuco foi do céu ao inferno em poucas semanas. Saiu do 1º turno como o grande vencedor. Na base da comoção pela morte do líder maior, Eduardo Campos, elegeu Paulo Câmara para o governo e Fernando Bezerra Coelho para o Senado. Impôs uma derrota acachapante ao PT e ao PTB no Estado. No 2º turno, foi peça-chave na composição que o partido fez com o PSDB ao romper a sua aliança histórica com o campo de centro-esquerda. Para derrotar o PT, os novos líderes socialistas fizeram discursos inflamados e radicalizaram.
Agora, o PSB estadual tem dificuldade para digerir o resultado do 2º turno que o colocou na oposição ao PT. O partido já começa a ensaiar o desfile do bloco dos independentes. Aquele que quer ficar em cima do muro para caminhar de acordo com o fluxo da maré. Ou seja, tanto pode se postar contra o PT quanto a favor. O PSB começa a justificar como circunstancial a aliança que firmou com o PSDB. O empenho que fez por aqui para transferir os votos de Marina para Aécio não teria passado de uma chuva de verão.
O PSB entendeu o recado das urnas. Sabe que não será estratégico para o futuro governador, um cristão novo na política, ficar contra a maioria dos eleitores do Estado. 70% deles não votaram com o PSB. Em vez de Aécio, apoiaram a reeleição da presidente Dilma Rousseff. O PSB de resultado corre o sério risco de passar a ser tachado de oportunista.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Foi sem querer, querendo

Publicado em 29/10/2014, Às 13:28

No Cabo, Dilma teve 78,63% dos votos e Aécio, 21,37% no 2º turno. O coordenador da campanha de Aécio por lá, Roberto Tavares (presidente da Compesa), não uniu os eternos rivais: os ex-prefeitos Elias Gomes e Lula Cabral. Lula fez corpo mole, pois Elias é do PSDB. Uma foto mostrando que o comitê dele se transformou em QG de Dilma diz tudo. Todos negavam, mas o resultado do 2º turno falou por si. Eita!

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Tony Gel entra de licença cultural na…

Publicado em 29/10/2014, Às 12:27

…Assembleia. Viajou para Itália e Portugal desde ontem. Volta dia 7 de novembro. Terezinha Nunes também está de licença.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Nova estratégia

Publicado em 29/10/2014, Às 11:26

PSDB avalia quadro após 2º turno, principalmente no Recife, onde Daniel Coelho deve se lançar candidato a prefeito em 2016. Saiu-se bem em 2012. No domingo, o PT ganhou em 11 das 13 zonas eleitorais da Capital.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Prioridade

Publicado em 29/10/2014, Às 10:25

Estado muda orçamento da Secretaria de Direitos Humanos. Tira R$ 229 mil do programa de expansão da rede de apoio à pessoa com deficiência e transfere a verba para o sistema de proteção à pessoa.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Sem concurso público

Publicado em 29/10/2014, Às 9:25

O procurador do Ministério Público do Trabalho Renato Saraiva abre inquérito para apurar transposição de cargos no IPA. 158 servidores cedidos de outros órgãos foram efetivados. A lei foi aprovada na Assembleia e enviada no início da gestão de João Lyra. O procurador-geral do Estado, Thiago Norões (foto), diz que não há problema. A rádio corredor do MPT fala em trem da alegria.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Para encarar um divã

Publicado em 29/10/2014, Às 8:24

Em Pernambuco, nenhum partido saiu desse 2º turno da eleição presidencial da mesma forma como entrou. O PSB foi o grande vencedor da 1ª etapa. Elegeu Paulo Câmara para o governo do Estado, um técnico neófito na política, e Fernando Bezerra Coelho para o Senado. De quebra, ainda colocou a presidenciável da sigla, Marina Silva, à frente de Dilma Rousseff e Aécio Neves. Mas calçou o salto alto e entrou no 2º turno apostando que transferiria a votação de Marina para Aécio na base da comoção pela morte de seu líder maior, Eduardo Campos. Agora, terá quer colocar os pés no chão. 2015 não será um ano fácil. O Estado terá que instituir canais de diálogo com o governo federal.
Já o PT saiu da 1ª fase como o grande derrotado. Com a vitória de Dilma por 70% dos votos em PE, ganhou novo fôlego. O crédito, porém, não pode ser dado ao partido exclusivamente. Muito pelo contrário. O acirramento político dos discursos, que reacendeu a eterna luta de classes, fez emergir a militância voluntária. Um fenômeno que o PT local não teve competência para deflagrar, até porque Armando Monteiro não era a figura que canalizaria essa reação. O PT errou ao não lançar candidato próprio a governador. Agora, terá que curar as próprias feridas, buscar novos líderes e se reaproximar da base. Ou seja, fazer um trabalho de formiguinha para se reinventar.
O PSDB confirma a posição de satélite do PSB. No 2º turno, Aécio recebeu mais votos. O protagonismo, porém, ficou com Paulo Câmara, Geraldo Julio e a família Campos. Além do mais, o PSDB voltou a receber a pecha de sigla das elites. Nesse pós-eleições, todos estão precisando encarar um divã básico.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Pernambuco terá novo governador a partir de amanhã

Publicado em 28/10/2014, Às 16:09

O presidente da Assembleia Legislativa, Guilherme Uchoa (PDT), será governador de Pernambuco por cinco dias. Assume o comando do Poder Executivo de Pernambuco amanhã, quando o governador João Lyra (PSB) embarca para Roma. Lyra integra a comitiva pernambucana que acompanhará a apresentação da Orquestra Criança Cidadã para o Papa Francisco, no Vaticano. Todos prestigiam a posse do pernambucano Gilberto Barbosa, o novo presidente da Fraternidade Internacional das Novas Comunidades, organização criada em 1990 pelo conselho de leigos da Igreja Católica para integrar os grupos ligados à renovação carismática.
Guilherme Uchoa passará a despachar no Palácio do Campo das Princesas, após receber o cargo de Lyra no Aeroporto Internacional dos Guararapes, pouco antes do embarque do socialista a Roma. Ele assume o posto na qualidade de terceiro na linha de sucessão estadual. João Lyra não tem vice, já que passou a chefiar o Poder Executivo em substituição ao ex-governador Eduardo Campos (falecido em agosto), que deixou o cargo em abril passado para disputar a Presidência da República.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Na Câmara e na campanha

Publicado em 22/10/2014, Às 14:46

Ao final da sessão de ontem, os vereadores do Recife Luiz Eustáquio e Jurandir Liberal, que são do PT, tiraram os paletós e exibiram camisas de propaganda em prol da reeleição da presidente Dilma Rousseff. Isso ocorreu ainda dentro do plenário. Eles fizeram questão de posar para as lentes do repórter deste JC, Marcos Oliveira. A Justiça Eleitoral não permite campanha dentro de prédio público.

Share

Postado por Sheila Borges

enviar para um amigo

Fotos do dia

Muro da Compesa ganha grafitagem em defesa da natureza
Foto: Sérgio Bernardo/JC Imagem

> JC Imagem

Muro da Compesa ganha grafitagem em defesa da naturezaMuro da Compesa ganha grafitagem em defesa da naturezaMuro da Compesa ganha grafitagem em defesa da naturezaMuro da Compesa ganha grafitagem em defesa da naturezaMuro da Compesa ganha grafitagem em defesa da natureza

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM