Jornal do Commercio
foto Verônica AlmeidaTudo sobre saúde pública de Pernambuco.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Menor de 18 anos agora pode doar sangue

Publicado em 14/06/2011, Às 17:42

Adolescentes com 16 e 17 anos agora podem doar sangue, desde que pais ou responsáveis autorizem o procedimento. A medida faz parte da Portaria  1.353, publicada pelo Ministério da Saúde no Diário Oficial nesta terça-feira (14/06) , Dia Mundial do Doador de Sangue. A norma estabelece o novo Regulamento Técnico de Procedimentos Hemoterápicos, resultado de consulta pública à sociedade. Idosos com 68 anos também podem doar sangue, mas devem  passar por avaliação médica.

Os novos critérios, que visam aumentar a captação de sangue no País,  também têm por meta  acabar com preconceitos na triagem dos bancos de sangue. Determina que “a orientação sexual (heterossexualidade, bissexualidade, homossexualidade) não deve ser usada como critério para a seleção de doadores de sangue, por não constituir risco em si própria.” 

Afirma nota do ministério que “não deverá haver, no processo de triagem e coleta de sangue, manifestação de preconceito e discriminação por orientação sexual e identidade de gênero, hábitos de vida, atividade profissional, condição socioeconômica, raça, cor e etnia”. Homossexuais dizem ser discriminados, na seleção, quando tentam doar sangue.

Nova campanha do MS para captar sangue

Há pouco, o ministro Alexandre Padilha lançou nova campanha para estimular doações e anunciou expansão do teste NAT, que detecta mais rapidamente vírus de hepatite e aids no sangue captado nos hemocentros, aumentando a segurança das transfusões.

A Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH) alerta que a proporção de doadores no Brasil é muito baixa. Enquanto a média mundial vai de 3% e 5%  da população, no Brasil só 1,9% doaram sangue nos últimos cinco.

Leia mais em www.saude.gov.br

Share

Postado por Verônica Almeida

Palavras-chave

enviar para um amigo

Comentários

Jordana

Nossa ! Tinha ficado tão feliz com essa noticia. Tenho 17 anos e há muito tempo dizia que logo que fizesse 18 iria doar. Porém, hoje, acabei ficando revoltada com uma coisa. Organizei tudo para que pudesse ir doar, peguei a autorização no site http://www.hemominas.com.br, preenchi todo o formulario, meus pais assinaram, peguei xerox dos dois, fui ao Hemominas……Porém ao chegar lá me disseram que deveria autenticar em cartório. Ah!, por favor !….Hoje em dia com tanta gente precisando…..

Maxsuellem

Adorei. Pois tenho 15 anos e sempre quiz ser uma doadora de sangue. Agora, com essa noticia, fiquei feliz. A partir do mês que vem vou poder ser uma doadora.

vanessa

Bom , meu nome é vanessa , meu namorado está no hospital , ele tem neucemia , ele precisa de sangue.. Bom , e por um milagre que pareça , o meu sangue é compatível com o dele . Só que … eu não tenho 16 anos completo e eu não posso doar meu sangue pela minha idade. Farei 16 só daqi tres meses, e isso é muito tempo para o meu amor :S e agora ? oque eu faço ? e se acontecer algo com o meu amor , ele é minha viida cara :'( por favor , eu peço ajuda :S:S:S:S

janaina

Nossa, fiquei muito feliz…

wendel

Fiquei muito feliz.. pois tenho 16 anos e já posso doar sangue. Posso salvar muitas vidas… vamos lá Wendel.

Geovane

Eu to muito feliz por poder doar sangue. Eu tenho 16 anos e já é permitido nessa idade. Isso é muito bom pra todos e eu fiquei muito feliz!!!!!!!!!!!!

Emilly

Poxa… tenho 15 anos e queria ser doadora, mas infelizmente ainda não posso.. ;/

Vanessa

Aff´, ainda não posso doar sangue :( só daqui a três anos :(

Raiane

Adorei a notícia, mas pena que a Jordana acabou de dizer que tem que ser registrado no cartório. Sempre quis doar sangue, mas tive que esperar a data certa, e justo agora que foi liberado para idade mínima de 16 anos, não posso. Pelo visto vou ter que esperar mais 1 ano. com tantas vidas precisando da nossa doação, e nós aqui querendo ir na boa vontade doar, o Ministério Público ainda inventa essas coisas. triste :(

Catarina

Olá, tenho 16 anos; completo 17 daqui a 3 meses. Já sou uma doadora de sangue, gosto muito de poder ajudar o próximo, e fico feliz por esses comentários a quem quer doar, siga em frente! Vocês vão ajudar muito! bjs ‘

Brenda

Fico bastante alegre ao saber dessa notícia. Completei 17 anos este ano mesmo. Desde pequena desejava doar sangue, pois acho uma ação bastante nobre.

Gisele

A burocracia desse país é demais, até para doar sangue eles complicam a nossa vida.

Comentar

Fotos do dia

Bonecos gigantes de Marina e Aécio desfilam pelas ruas do Centro do Recife
Foto: Guga Matos/JC Imagem

> JC Imagem

Bonecos gigantes de Marina e Aécio desfilam pelas ruas do Centro do RecifeMulheres fazem caminhada de apoio a Aécio no RecifeMultidão lota Praça do Marco Zero, no Bairro do RecifeGovernador eleito de Pernambuco, Paulo Câmara, discursa em favor da candidatura de AécioSenador eleito Fernando Bezerra Coelho participa de ato

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM