Jornal do Commercio
foto Verônica AlmeidaTudo sobre saúde pública de Pernambuco.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Fumo mais restrito a partir do dia 3

Publicado em 28/11/2014, Às 13:24

Entrará  em vigor na próxima quarta (3 de dezembro) a Lei Antifumo que proíbe fumar em locais fechados, públicos e privados, de todo o País. Aprovada em 2011, a  12.546, só está passando a valer graças à regulamentação feita este ano. “Fica, então,  proibido fumar cigarrilhas, charutos, cachimbos e outros produtos em locais de uso coletivo, públicos ou privados, como hall e corredores de condomínio, restaurantes e clubes, mesmo que o ambiente esteja parcialmente fechado por uma parede, divisória, teto ou até toldo”, lembra a Sociedade Brasileira de Oncologia, que comemora mais uma conquista contra o câncer. Se os estabelecimentos comerciais desrespeitarem a norma, podem ser multados e até perder a licença de funcionamento.

untitled

Share

Postado por Verônica Almeida

Palavras-chave

enviar para um amigo

Mortes por câncer crescem no Nordeste

Publicado em 28/11/2014, Às 12:58

É a região em que as mortes mais cresceram entre 2003 e 2012, aponta o Atlas da Mortalidade Por Câncer que acaba de ser lançado na manhã de sexta-feira (28/11) pelo Inca e o Ministério da Saúde, no Rio de Janeiro. Em média, na região, o crescimento foi de 2,8 na população masculina e de 2,06 entre as mulheres. Os óbitos causados por tumores do cólon e reto tiveram maior elevação: 6,09. Na sequência, morreram mais nordestinos por câncer de pulmão (aumento de 4,88), próstata (4,04) e de mama (3,16).

No Brasil, “a variação percentual anual na última década (2003 a 2012) -calculada a partir das taxas anuais de mortes por 100 mil pessoas – entre os homens decresceu 0,53%. No mesmo período, a variação percentual anual entre as mulheres diminuiu 0,37%.”, informa o Inca.  Cláudio Noronha, coordenador de Prevenção e Vigilância do INCA, atribui a subida nas taxas no Norte e Nordeste à melhoria na qualidade da informação estatística, completa

Para o instituto, “a queda na variação percentual anual de 2003 a 2012 no Brasil poderia ser ainda mais expressiva, caso não houvesse este aumento artificial nas taxas das regiões Norte e Nordeste”.

O atlas e um conjunto de ferramentas digitais vão ajudar principalmente os profissionais de saúde no planejamento e avaliação das ações de prevenção e controle. Essa continua sendo uma questão crucial, apesar de avanços na restrição ao cigarro, de medidas pontuais de medição do nível de veneno nas hortaliças e de normas para diminuir o tempo de espera pelo tratamento. O problema é que muita gente ainda recebe o diagnóstico tardio, sendo ignorada nas bases do sistema de saúde ou na dificuldade de comunicação entre o postinho e serviços especializados. Em Pernambuco, por exemplo, é mais fácil concluir diagnóstico e iniciar o tratamento indo diretamente aos grandes hospitais, burlando a hierarquia emperrada da rede.

Acesse o Atlas do Inca: https://mortalidade.inca.gov.br/MortalidadeWeb/

 

Share

Postado por Verônica Almeida

Palavras-chave

enviar para um amigo

Estado quer ajuda da sociedade para barrar chicungunha

Publicado em 28/11/2014, Às 12:41

Na tarde desta sexta-feira (28/11)  haverá reunião do Comitê de Mobilização Social criado pela  Secretaria Estadual de Saúde. O encontro será na sede da SES, a partir das 14h30, e foram convocados representantes de mais de  50 instituições. O foco é combater a proliferação do Aedes aegypti, transmissor da doença, um desafio, aliás, muito grande, diante do calor com chuva e da falta d’água em várias regiões do Grande Recife. Em Sítio Novo, Olinda, os moradores estão há três semanas sem água, sem que haja qualquer explicação da Compesa. No Cabo de Santo Agostinho também há muitas reclamações antes mesmo da paralisação do Sistema Tapacurá para manutenção.  Entre os órgãos que já confirmaram participação, Codecipe, Consórcio Grande Recife, Celpe, Amupe, Correios, Corpo de Bombeiros, Comando Militar do Nordeste, Cremepe, Federação Pernambucana de Futebol. Tomara que a Companhia de Saneamento também dê uma passadinha na reunião e regularize logo o abastecimento da população, já que a febre chicungunha está só começando.

Aedes aegypti

Aedes aegypti

Share

Postado por Verônica Almeida

enviar para um amigo

Inscrições para residências médicas e de saúde, agora unificadas, começam dia 1º

Publicado em 17/11/2014, Às 15:54

Começam no próximo dia 1º de dezembro as inscrições para turmas 2015 de cursos de residência médica e de outras áreas da saúde, acaba de anunciar a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Ao todo são 961 vagas no Grande Recife e interior de Pernambuco, incluindo o Hospital das Clínicas da Universidade Federal (UFPE). Entre as 722 entradas para residência médica, há três novidades: programa de dor, neurorradiologia e radiologia intervencionista, além de angiorradiologia, todas no Hospital da Restauração. “A bolsa de auxilio aos estudos para os residentes é de R$ 2.976,26, conforme estabelecido pelo Ministério da Educação para todo o Brasil. Os interessados em participar do certame podem ter acesso a mais informações junto à Diretoria de Educação em Saúde da SES, por meio do telefone 3184.0030″, informa a SES. Segundo a secretaria, o edital está disponível no site da UPENET/IAUPE (www.upenet.com.br) e no portal da SES (www.saude.pe.gov.br). As provas estão previstas para o dia 18 de janeiro de 2015, com resultado final em 14 de fevereiro. Este ano haverá também análise curricular.

Divulgação/SES

Divulgação/SES

Share

Postado por Verônica Almeida

Palavras-chave

enviar para um amigo

Falso caso de ebola tem infecção respiratória

Publicado em 13/11/2014, Às 12:42

O paciente de Caruaru, vindo da Guiné Equatorial, área da África livre de ebola, tem provavelmente infecção respiratória viral. É o diagnóstico dado na manhã desta quinta-feira (13/11) pela equipe de infectologia do Hospital Universitário Oswaldo Cruz, no Recife, onde foi internado depois da celeuma criada na última terça-feira, quando procurou um pronto-atendimento municipal na sua cidade e equivocadamente foi tratado como caso suspeito de ebola.

“De acordo com o infectologista Demetrius Montenegro, chefe do setor de Infectologia do Hospital Universtirário Oswaldo Cruz (Huoc), o paciente G.V.S. de 44 anos, passou a noite da quarta-feira (12.11) bem, sem febre nas últimas 24 horas, mantendo-se estável, apenas com as queixas respiratórias que se iniciaram ontem. Os exames laboratoriais estão normais. Definido diagnóstico como infecção respiratória de provável natureza viral. Os exames para identificação do vírus foram enviados para o Lacem-PE, mas o resultado sai apenas na próxima semana. O paciente terá alta provavelmente amanhã (sexta-feira)”, informa o hospital.

Share

Postado por Verônica Almeida

Palavras-chave

enviar para um amigo

O Aedes aegypti prospera do Moxotó ao São Francisco

Publicado em 07/11/2014, Às 6:30

O último índice de infestação dos imóveis pelo Aedes aegypti divulgado terça pelo Ministério da Saúde, acendeu a luz vermelha para 24 municípios pernambucanos, com risco de desenvolver duas epidemias, de dengue e da emergente desgraça nacional, a febre Chikungunya. A doença nova, já batizada de “chicocunha” pela linguagem popular, ainda não chegou oficialmente em terras pernambucanas, mas não tarda, conforme prognóstico de especialistas. Além de existirem dois vírus em circulação no Brasil (africano e asiático), alcançou a vizinha Bahia e é transmitida pelos conhecidos Aedes aegypti e albopictus. Entre as cidades com mais de 3,9% dos imóveis infestados pelo <CF237>aegypti</CF>, chamam a atenção Camaragibe, no Grande Recife, com índice de 7,7%, e Betânia, no Sertão do Moxotó, com 9,6%. O problema nessa região e parte do São Francisco não é isolado. Outras sete cidades estão com risco similar, aumentando a probabilidade de adoecimento coletivo. É bom as prefeituras se empenharem.

 

Claudenice Pontes/ Foto de Miva Filho/SES

Claudenice Pontes/ Foto de Miva Filho/SES

 

JC – Qual a região do Estado que mais lhe preocupa?

* CLAUDENICE PONTES – A sexta regional de saúde, formada por municípios em torno de Arcoverde, onde muitos apresentam índice alto de infestação por mosquitos. Prefeituras dessa região e das outras já apresentaram planos de contingência. Iniciamos a capacitação de médicos para a febre Chikungunya.
* Coordenadora estadual de combate à dengue e Chikungunya

Confira a situação de todos os municípios do País e esclareça dúvidas:

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/04/Apresenta—-o-Dengue.pdf

http://portalsaude.saude.gov.br/images/pdf/2014/setembro/16/Perguntas-e-Respostas-sobre-Chikungunya.pdf

 

 

 

Share

Postado por Verônica Almeida

enviar para um amigo

Ambulâncias do Samu terão GPS

Publicado em 07/11/2014, Às 4:55

A novidade será implantada para agilizar os atendimentos do Samu Metropolitano, que cobre o Grande Recife e outras 48 cidades. Segundo o coordenador do serviço, médico Leonardo Gomes, o instrumento ajudará a central de comando na hora de acionar a equipe que fará a assistência  solicitada pelo telefone 192.  A partir do dia 11 de novembro todas as emergências clínicas serão feitas pelo Samu. Uma parte ainda é feita pelo resgate do Corpo de Bombeiros.

samu

Share

Postado por Verônica Almeida

enviar para um amigo

Sábado é dia de vacinar crianças contra paralisia e sarampo

Publicado em 04/11/2014, Às 11:50

O Dia D contra paralisia infantil e sarampo é neste sábado, 8 de novembro. A campanha, que este ano está chegando no final do segundo semestre por causa da Copa do Mundo e do início da ação contra o HPV, convoca crianças de seis meses a menos de 5 anos para tomar a vacinal oral contra a poliomielite nos postos de saúde. Cidades que não fizeram em 2013 e 2014 mobilização contra sarampo devem também reforçar a proteção dos garotos contra a doença viral. “Em Pernambuco, a expectativa é imunizar 625.552 crianças contra a poliomielite e 220.757 meninos e meninas de 1 ano a menos de 5 anos contra o sarampo. Com a segunda vacina, o público ainda fica prevenido contra a rubéola”, informa a Secretaria Estadual de Saúde.

Embora erradicada desde o final da década de 1980 no Brasil, a  poliomielite é realidade em  dez países, como Camarões, Iraque, Nigéria e Paquistão, os dois últimos considerados endêmicos. Em 2014 foram 149 casos da doença no mundo, 117 deles no Paquistão. A globalização e o grande fluxo turístico e migratório no planeta podem favorecer a reintrodução do vírus, daí a importância em vacinar as crianças.  O sarampo, por sua vez, já voltou. “Pernambuco confirmou 202 casos da enfermidade no ano passado. Após uma intensa mobilização entre Estado e municípios, para vacinação, o número reduziu para 24 em 2014″, completa a SES.

 

 

 

Share

Postado por Verônica Almeida

enviar para um amigo

Novo mapa da dengue e da febre Chikungunya

Publicado em 04/11/2014, Às 6:02

O Ministério da Saúde divulga nesta terça-feira (04-11) o novo levantamento do índice de infestação dos imóveis pelo mosquito transmissor da dengue, também potencial mensageiro de Chikungunya. A primeira já tornou-se endemia no País e a nova vem se disseminando devagarinho, com vírus africano e asiático. Os sintomas iniciais são os mesmos: febre e dor nas articulações.

Pernambuco vem monitorando casos suspeitos da nova febre, mas todos já descartados. Quanto à dengue, os números no Estado são os seguintes: até o dia 25 de outubro, foram notificados 16.152 casos , sendo 5.756 confirmados, distribuídos em 176 municípios. No mesmo período de 2013, foram 16.589 doentes suspeitos,  4.369 confirmados. O Sertão e algumas cidades da Mata e RMR preocupam.

Aedes aegypti

Aedes aegypti

Confira o último informe do Ministério da Saúde sobre a nova doença transmitida pelo Aedes aegypti:

“Até o dia 25 de outubro, o Ministério da Saúde registrou 828 casos de Febre Chikungunya no Brasil, sendo 155 confirmados por critério laboratorial e 673 por critério clínico-epidemiológico. Do total, são 39 casos importados de pessoas que viajaram para países com transmissão da doença, como República Dominicana, Haiti, Venezuela, Ilhas do Caribe e Guiana Francesa.

Os outros 789 foram diagnosticados em pessoas sem registro de viagem internacional para países onde ocorre a transmissão. Destes casos, chamados de autóctones, 330 foram registrados no município de Oiapoque (AP), 371 em Feira de Santana (BA), 82 em Riachão do Jacuípe (BA), dois em Salvador (BA), um em Alagoinhas (BA), um em Cachoeira (BA), um em Amélia Rodrigues/BA e um em Matozinhos (MG).

Caracterizada a transmissão sustentada de Chikungunya em uma determinada área, com a confirmação laboratorial dos primeiros casos, o Ministério da Saúde recomenda que os demais sejam confirmados por critério clínico-epidemiológico, que leva em conta fatores como: sintomas apresentados e o vínculo dele com pessoas que já contraíram a doença.”

Share

Postado por Verônica Almeida

Palavras-chave

enviar para um amigo

Johnson inaugura centro de cirurgia experimental na UFPE

Publicado em 03/11/2014, Às 19:46

O espaço construído pelo  instituto do laboratório multinacional será apresentado nesta terça-feira (4-11), durante entrevista coletiva à imprensa, convocada pela reitoria da Universidade Federal de Pernambuco. Segundo a UFPE, o centro foi concebido  por meio de uma parceria entre a universidade, a Johnson & Johnson Medical e o Hospital das Clínicas (HC). “Objetiva atender as necessidade de treinamento nas mais modernas técnicas cirúrgicas de profissionais de saúde das regiões Nordeste e Norte do Brasil”, adianta. Terá capacidade  para treinar cerca de mil profissionais por ano,  é equipado com simuladores cirúrgicos e equipamentos de última geração. O serviço é pioneiro nas duas regiões. Resta conhecer com detalhes a contribuição e a responsabilidade de cada parceiro nesse território de formação e assistência públicas.

Share

Postado por Verônica Almeida

Palavras-chave

enviar para um amigo

Fotos do dia

No RioMar, muita gente aproveitou as promoções
Foto:  Edmar Melo/JC Imagem

> JC Imagem

No RioMar, muita gente aproveitou as promoçõesPopulação acordou cedo para acompanhar a Black Friday no RecifeNo RioMar, muita gente aproveitou as promoçõesPopulação acordou cedo para acompanhar a Black Friday no RecifePopulação acordou cedo para acompanhar a Black Friday no Recife

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM