Jornal do Commercio
foto Fernando CastilhoUma visão crítica obre a economia pernambucana, brasileira e mundial.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Primeiro semestre registra crescimento no varejo da RMR

Publicado em 30/07/2012, Às 20:40

Federação do Comércio de Pernambuco (Fecomércio-PE) fechou o balanço do varejo neste primeiro semestre de 2012. As vendas da Região Metropolitana do Recife (RMR) cresceram mais de 1,7% no primeiro semestre de 2012, na comparação com 2011.

O crescimento não foi maior porque foi freado pela queda de quase 19% nas vendas das concessionárias de veículos. Se estas não forem consideradas, o aumento no faturamento atinge 7,2%. Afora o ramo de automóveis, os demais apresentaram resultados positivos no primeiro semestre, com destaque para lojas de utilidades domésticas e materiais de construção, que incrementaram seu faturamento em mais de 10%.

O bom desempenho do varejo em 2012 também pode ser aferido pelo confronto das vendas de junho deste ano com o mesmo mês em 2011: dos treze ramos acompanhados pela Fecomércio-PE, somente decresceram as vendas das concessionárias de veículos e informática e os melhores resultados foram os de materiais de construção e lojas de utilidades domésticas, que dividem com as livrarias e papelarias os melhores resultados nesta comparação.

No cotejo de junho com maio, o faturamento do comércio cresceu 2,3%. Verificou-se um grande crescimento das vendas de automóveis, que aumentaram mais de 16%, e mesmo assim não foi suficiente para reverter o mau desempenho no ano. Todavia, o grande destaque na comparação com maio é o ramo de calçados, que teve aumento de quase 30% nas vendas.

Este resultado repete o desempenho registrado em anos anteriores e pode ser explicado pelo aumento da demanda no Dia dos Namorados somada àquela proveniente dos “arrasta-pés” típicos do período junino.

O bom resultado das vendas reflete-se na massa salarial e no emprego gerados pelo varejo. “No acumulado do ano, a massa de salários aumentou mais de 8% em termos reais, percentual que se aproxima de 10% quando se deixa de fora as concessionárias de veículos, enquanto o número de empregados aumentou 2,8%”, explica o consultor da Fecomércio, Luiz Kehrle.

Tanto na comparação com o ano passado quanto com o mês anterior, os resultados de junho foram positivos tanto para o crescimento da massa salarial quanto para a geração de empregos.

Share

Postado por Fernando Castilho

enviar para um amigo

Comentar

Fotos do dia

O lateral Daniel Alves registrou a preparação para mais um treinamento no Barcelona

> JC Imagem

O lateral Daniel Alves registrou a preparação para mais um treinamento no BarcelonaO animado Elano postou um registro do ensaio fotográfico do seu novo clube, Chennaiyin FC, da IndiaO surfista Gabriel Medina mostrou uma das manobras que fez no WCT de PortugualMinotauro mostrou o futuro do MMA brasileiro. Os garotos são alunos do lutador na Team Nogueira JRNemar mandou um selfie com os companheiros de Barcelona, Munir e Sandro Ramirez, após o treino

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM