Jornal do Commercio
foto Betânia SantanaUm espaço dedicado ao dia a dia do Grande Recife
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Jaboatão vota plano que muda transporte

Publicado em 20/12/2011, Às 12:11

SISTEMA METROPOLITANO Projeto que autoriza o ingresso no Grande Recife Consórcio de Transporte será apreciado até o fim deste ano

Por causa da falta de coletivos, micros do sistema complementar garantem o transporte entre os bairros

Encaminhado para a Câmara de Vereadores de Jaboatão dos Guararapes há dois meses, o projeto de lei que autoriza o município a ingressar no Grande Recife Consórcio de Transporte será votado até o fim do ano. A garantia foi dada pelo presidente da câmara, o vereador Manuel Pereira da Costa Neco. Ele afirmou que a proposta está sendo analisada pelas comissões técnicas da Casa e será submetida à apreciação dos vereadores em sessão extraordinária. Com a entrada do município no Grande Recife, a gestão do transporte do município passa a ser metropolitana, como já ocorre com o Recife e Olinda.

Atualmente, a relação entre o número de habitantes de Jaboatão e a oferta de ônibus disponível é totalmente defasada. Para se ter uma ideia, a população do Recife é de 1,5 milhão de pessoas e a frota de coletivos circulando na cidade é de 1.200 ônibus. Já Jaboatão possui 700 mil habitantes e apenas 50 ônibus. O serviço é complementado pelo transporte alternativo formado por 365 microônibus, que fazem a ligação entre os bairros.

“O sistema hoje é péssimo. Levei uma queda quando estava saindo de um dos micro-ônibus porque os motoristas não têm o menor respeito pelo usuário. Com a entrada no consórcio, acredito que o serviço vai melhorar”, afirma Neuza Cohene, 37 anos

O secretário municipal de Serviços Urbanos, Evandro Avelar, ressaltou a importância de votar o projeto de lei o mais rápido possível. “Já passamos muitos anos segregados do sistema metropolitano de transporte, o que trouxe muitos prejuízos para a população. É como imaginar Jaboatão fora do Sistema Único de Saúde (SUS). Isso é inconcebível nos dias atuais”, afirmou. Ele citou, por exemplo, a perspectiva de inauguração de dois terminais do Sistema Estrutural Integrado (SEI) no município: o primeiro em Cajueiro Seco, previsto para ser entregue no próximo mês, e o de Prazeres, que deverá ficar pronto até o fim do próximo ano.

“Com o funcionamento desses novos terminais, é fundamental que o sistema esteja integrado. São muitas as vantagens. Não só para os gestores, mas, sobretudo para o usuário”, ressalta. Avelar destaca que o transporte de Jaboatão passará a utilizar a bilhetagem eletrônica e fazer parte do Vale Eletrônico Metropolitano (VEM). “Além de permitir ao passageiro um número maior de viagens pagando uma única passagem, o bilhete eletrônico é essencial para o controle do poder público na operação do sistema de transporte. Com a bilhetagem, podemos monitorar o nível de eficiência do serviço com muito mais transparência”, explica.

“Acredito que o uso do bilhete eletrônico vai trazer muitas facilidades para o passageiro. Sei que a gente pode fazer mais de uma viagem, pagando a mesma passagem”, diz a moradora Leocina Oliveira, 29 anos

Filho do proprietário de um dos ônibus que possui permissão para realizar o transporte complementar, Ítalo José Borges, 18 anos, diz que o uso da bilhetagem eletrônica trará novos passageiros para o sistema. “Sem o cartão, estamos perdendo usuários. A aprovação da lei é urgente. Deveria ser uma prioridade para os vereadores”, afirmou.

Ítalo diz que bilhetagem eletrônica vai atrair novos passageiros

O presidente da câmara acredita que a proposta será aprovada sem maiores polêmicas. “Na minha avaliação, acho que não haverá restrições por parte dos vereadores. Há um consenso de que o projeto é positivo e trará benefícios para a população”, afirmou Manuel Pereira da Costa Neco.

Postado por Thiago Neuenschwander

enviar para um amigo

Comentários

ViniPE

Tomara que aprovem, o transporte em Jaboatão vai melhorar.

natanael

Agora é hora dos vereadores de Jaboatão fazer algo que traga valores pra população jaboatonense, sofremos demais com o despeito por parte de alguns dos cobradores e motorista da linha que faz VILA RICA/B.JANGADA, é incrivel a situação com que os microonibus roda, é dificil acreditar que um orgão fiscalizador aprovou o transito destes veiculos na cidade, de forma precarias, e prova disso… foram os varios acidentes ocorridos.
Vale lembrar que deve-se dar um bom treinamento, e fazer uma seleção séria nos cobradores e motorista que vão trabalhar no sistema.
Aproveito para desejar um feliz Natal e 2012, pra todos!!!

DEBORA

ACHO QUE VAI NOS AJUDAR BASTANTE…MORO NA GUARARAPES,E SEMPRE PEGO ONIBUS LOTADO AUMENTADANDO A FROTA CONCERTEZA FICARIA BEM MELHOR…..

CAROLYNE MONTES

É VERDADE

Vanessa Yasmin

sou estudante de Direito e sempre pego o micro onibus que faz linha de Vila Rica Jaboatão, é um desrespeito total com as pessoas, quanto mais gente entra no micro ,mais pessoas os cobradores quer colocar, presenciou todos os dias as mesmas coisas, cobradores vao pendurados nas portas, mal o passageiro desce e motoristas arrastam o onibus. Hoje um cobrador xingou estudantes, dizendo que se fosse por ele não levaria estudantes porque pagamos meia, e disse que era pra pegarmos o onibus da empresa Mirin Piedade. Estou revoltada com essa situação , pagamos e não usufruimos nosso direito de segurança nos transportes. Espero que seja solucionado esse caos.

Boas

No meu ponto de vista deve se RETIRAR TODOS OS MICROONIBUS de linha!!! so devem rodar aqueles que se enquadrem em alguns requizitos,nao execer a quantidade maxima de passageiros,mais direito para idosos e pessoas com dificuldade de locomoção,pontualidade,limpesa dos carros.treinamento adequado para motoristas e cobradores,A EXEMPLO DA LINHA DOM HELDER/RIO DAS VELHAS que roda com as piores condiçoes possiveis.

Comentar

*

Fotos do dia

Montagem da Campus Party 2014 no Centro de Convenções
Foto: Tato Rocha/Especial para o JC

> JC Imagem

Montagem da Campus Party 2014 no Centro de ConvençõesMontagem da Campus Party 2014 no Centro de ConvençõesMontagem da Campus Party 2014 no Centro de ConvençõesMontagem da Campus Party 2014 no Centro de ConvençõesMontagem da Campus Party 2014 no Centro de Convenções

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM