Jornal do Commercio
foto Roberta SoaresUm novo olhar sobre o trânsito em Pernambuco
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Mesmo sem ter CNH, tenente que atropelou e matou ciclista é indiciado por homicídio culposo (sem intenção)

Publicado em 30/10/2012, Às 18:21

A notícia é lamentável. Sabemos que, quase sempre, a pessoa que mata no trânsito não quer matar. É diferente de pegar um revólver e atirar contra alguém. Mas ao assumir alguns riscos, como dirigir sem habilitação, beber antes de assumir o volante, exceder a velocidade, a pessoa está pagando para ver. Isso é fato. Por isso, a notícia abaixo, explicada na matéria do colega de redação Jorge Cavalcanti, é lamentável. Mesmo que o PM que atropelou a também PM ciclista não tenha tido a intenção, ele não poderia – nem deveria, sendo um agente público e da lei – ter assumido a direção de um carro sem possuir habilitação.

A postura da delegada de polícia, mesmo que fundamentada em suas razões, tem um simbolismo forte e, ao mesmo tempo, negativo. É um péssimo exemplo, principalmente numa sociedade carrocrata, em que cada vez mais se julga uma pessoa pelo automóvel que ela possui. Como uma pessoa pega um carro sem possuir habilitação, atropela três ciclistas, mata um e mesmo assim não vai presa? É difícil de entender. Isso porque, no Brasil, crime culposo nunca deu cadeia. No máximo, pagamento de cesta básica. Por isso, a postura da Polícia Civil nesse caso é, sim, lamentável.

 

Jorge Cavalcanti

cavalcanti.jorge@gmail.com

O tenente da Polícia Militar José Ricardo Dias da Silva, que atropelou e matou a colega de farda Liliane da Silva Pereira Leite, de 28 anos, será indiciado por homicídio culposo, quando não há intenção de matar. O acidente ocorreu por volta das 22h30 do dia 30 de setembro, nas imediações do Forte do Brum, no Bairro do Recife. Ela estava pedalando na companhia do marido, também soldado da PM, e de um amigo.

Resposnável pelo caso, a delegada Fátima Câmara explicou que a ausência da permissão para dirigir não é suficiente para caracterizar o dolo, a intenção de matar, mesmo eventual. Apenas serviu como agravante e vai elevar, em caso de condenação judicial, em até a metade a pena do oficial. “Para ser doloso, é preciso que tenha ficado provado que ele estava alcoolizado, tenha praticado pega ou trafegava numa velocidade acima da permitida”, explicou a delegada.

Ela disse ainda que as perícias do Instituto de Criminalística (IC) não chegaram a pontar a velocidade do veículo conduzido pelo tenente. “Perto do local do acidente, tem uma lombada eletrônica no Marco Zero. Vi as câmeras da CTTU e as imagens também não mostraram excesso de velocidade”, justificou.

Por meio da assessoria de imprensa, a PM informou que o tenente continua exercendo as atividades profossionais normalmente. A instituição tem até o dia 10 de novembro para concluir o procedimento interno aberto após o acidente.

Postado por Roberta Soares

enviar para um amigo

Comentários

jef

resumindo não deu em porra nenhuma o cara estava bebado. Mais é a bosta de um tenete, se fosse eu trabalhado ja estava no presidio. Vai BRASILLLLLLLL

Hugo Franca

Tendo a SDS como ´´corporação´´ ou seja, SDS indiciando alguém da própria SDS, nao seria diferente!
O Ministério Público resolve isso Fácil!

ELMA

isso sim é um absurdo as leis no Brasil TEM MUITAS BRECHAS QUE SÓ OS ESPERTINHOS CONSEGUE ENCHEGAR .

Marcelo Martins

“Como uma pessoa pega um carro sem possuir habilitação, atropela três ciclistas, mata um e mesmo assim não vai presa?” Elementar meu caro Watson… sendo militar ou político… no Brasil são sempre esses os que ficam impunes.

jonathas gomes

ALGUEM TEM DUVIDA QUE HOUVE ABRANDAMENTO NO INQUERITO POR SE TRATAR DE UM PM?? SE FOSSE VC OU EU, ALEM DE LEVAR UMAS PORRADAS DA POLICIA AINDA SERIA ACUSADO DE HOMICIDIO DOLOSO E SE NÃO TIVESSE O DINHEIRO DA FIANÇA, IRIA LOGO P COTEL.

Giovani

A atitude dessa delegada é lamentável. Esse motorista beberrão deveria estar atrás das grades. Infelizmente a nossa justiça e polícia é muito cega para alguns. VERGONHA!!!!!

MATIAS

Como é um tenente da PM, nem se preocupou com a carteira de habilitação (o vagabundo dá uma carteirada e pronto), que deveria ser exatamente o oposto (dar o exemplo).

Ito Andre V. Cavalcanti

E INACREDITAVEL .
ISSO SO OCORRE NO BRASIL .
AS DECLARACOES DA DELEGADA FATIMA CAMARA , FOI ABSURDA E COMPROMETEDORA.
ESTE ELEMENTO NOCIVO A SOCIEDADE ERA PARA ESTA NO PRESIDIO E NAO TRABALHANDO NORMALMENTE , COMO FOSSE UMA PESSOA INOCENTE.
E O COMANDANTE GERAL DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO ?
QUE VERGONHA PARA PERNAMBUCO .
E O RESULTADO DE COLOCAR AFILHADOS DE POLITICOS NOS CARGOS PUBLICOS .
ESTA DELEGADA E ESTE COMANDANTE, DEMONSTRARAM CLARAMENTE QUE TEM INFLUENTES PADRINHOS POLITICOS .
COM CERTEZA ESTE ELEMENTO ESTAVA EMBRIAGADO E EM VELOCIDADE ACIMA DO PERMITIDO.
ESTE ELEMENTO QUE DIRIGE SEM CARTEIRA DE HABILITACAO , SO PODE ESTA CONFIANDO NA SUA AUTORIDADE , ” SOU UM OFICIAL DA PMPE “.
O CONHECIDO E PODEROSO ” VOCE SABE COM QUEM ESTA FALANDO ? ”
E ,TAMBEM, ” NAO ESTOU ME IMPORTANDO COM A OPINIAO PUBLICA ” .
E MUITO NORMAL E COMU NO BRASIL.
” SOU AUTORIDADE ” ,PORTANTO, FACO O QUE QUERO , SOU INTOCAVEL .
PUNICAO ? SO PARA OS POBRES FINANCEIROS ,OS BANDIDOS E OS QUE NAO TEM A PROTECAO DOS INFLUENTES E DOS PODEROSOS.
E O RETRAO DO BRASIL.
E UMA VERGONHA, E UM NOJO .
E O RETRATO DO GOVERNADOR, DO SECRETARIO DA SDS , DO COMANDANTE GERAL DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO , DO JUDICIARIO .
ISTO E BRASIL, UM PAIS DE TOLOS.
ESTE BANDIDO FARDADO, MATOU UMA COLEGA DE FARDA E SE FOSSE UM POBRE TRABALHADOR ?
SERIA PROMOVIDO A COMANDANTE GERAL DA POLICIA MILITAR DE PERNAMBUCO.
REVOLTANTE.
4UH2

MB

Entao matar alguem por brincar de roleta russa nao eh dolo… entendo…

antti

Realmente eh um absurdo isso.
…sem palavras p comentar.
Uma vergonha!!

Tito

Quando esse Pais vai deixar de ser uma zona?

WELL

sugiro a familia da vítima, em relaçao a essa PALHAÇADA: NAO DEIXEM ISSO PASSAR EM BRANCO, ORGANIZEM PROTESTOS, ISSO EH UM TAPA NA CARA DA SOCIEDADE, ESSE VAGABUNDO NAO PODE SE SAFAR DE UM CRIME SOH POR SER TENENTE. EH DE DAR NOJO QUEM DEFENDE ESSE TIPO DE GENTE, PARABENS DELEGADA, ESPERO QUE DURMA COM A CONSCIENCIA TRANQUILA.

Joy Melo

Lamentável. Dois pesos e muitas medidas.Chama o Batman

Alessandro

Caramba, a referência da mulher é a lombada próxima ao Marco Zero. O acidente foi na altura do Forte do Brum!! Dá o quê, uns quatro quilômetros? Precisa e científica a dotôra. A Av Militar é estreita e tortuosa, do tipo que você tem que andar devagar mesmo, porque o espaço é pequeno e o risco de não conseguir desviar de qualquer surpresa é grande. Pro cara atingir as TRÊS bicicletas, jogá-las a uma distância de dez metros e ainda por cima arrastar uma das vítimas e só parar quando atingiu uma palmeira (ou seja, nem frear o infeliz conseguiu), ou estava bêbado e não teve reflexo pra manobrar o carro e impedir o pior, sem falar que é pouco provável que os ciclistas andassem no meio da pista, ou estava muito rápido. E o puto do tenente não se negou a fazer o teste de alcoolemia. Como é que a delegada AFIRMA que o cara não estava bêbado? Ela tava com ele?

Alessandro

Caramba, a referência da mulher é a lombada próxima ao Marco Zero. O acidente foi na altura do Forte do Brum!! Dá o quê, uns quatro quilômetros? Precisa e científica a dotôra. A Av Militar é estreita e tortuosa, do tipo que você tem que andar devagar mesmo, porque o espaço é pequeno e o risco de não conseguir desviar de qualquer surpresa é grande. Pro cara atingir as TRÊS bicicletas, jogá-las a uma distância de dez metros e ainda por cima arrastar uma das vítimas e só parar quando atingir uma Palmeira, ou o sujeito estava bêbado e não teve reflexo pra evitar o pior, ou estava muito rápido. E o tal tenente não se negou a fazer o teste de alcoolemia. Como é que a delega sabe que ele não havia bebido? Ela tava com ele?

paulo

Na pratica, é difícil, senão impossivel, adentrar na mente do agente que comete o delito para saber se ele agiu por culpa consciente ou por dolo eventual, é uma interpretação muito subjetiva, que leva ao Delegado, membro do Ministério Publico a indiciar ou oferecer a denuncia imputando o crime menos grava,pois em caso de duvida o reu deve ser beneficiado (principio do favor rei).

Ciclista

O MP tem que tomar uma atitude, inclusive denunciar esta delegada corporativista na corregedoria da polícia. Se brincar, a corregedoria também é corporativista. Lamentável! Um vergonha! É revoltante! Imagina esse tenente criminoso trabalhando nas ruas, fazendo abordagens, aliviando para os amigos de farda, pagando o favor que lhe fizeram agora etc **********************************************************************
Ministério Público por favor faça algo, mostre que esse país têm cidadãos honesto, que não é uma país da carteirada e da impunidade ******************************************************************** MP FAÇA ALGO POR VAOR

Eládio Orlando

Welcome to Brazil…

Raimundo

Poder paracer um absurdo, mas ao que parece é algo normal e só prova o quanto há falhas e pouca fiscalização pelo Brasil todo.
Se o policial não tem CNH e continua trabalhando, isso quer dizer que ele não dirigindo carro próprio poderá dirigir viatura e aí quanto outros policiais não devem fazer o mesmo ou ampliando, quanto nas diferentes esferas legais estão fazendo algo similar? O cara pode saber dirigir muito bem, mas n motivos não ter passado na prova teórica ou não quer tirar a CNH visto que onde mora não há blitz. No Sudeste, um garoto de 16 anos morreu ao ser baleado por um policial que pensou ter escutado tiro quando na verdade o pneu do carro do adolescente estorou, logo mais um sem CNH dirigindo com ou sem permissão dos pais. Parente já viu pessoa que dirigia um carro chegar a um centro de formação de condutores começar o processor para ter a CNH. Já sabia dirigir, estava nas ruas e até então não foi pego e só depois foi participar dos tramites para ter a CNH, logo o cara é muito sortudo por não ser pego em blitz ou são muito poucas estas.
Sendo assim, o que parece ser absurdo não passa de uma normalidade para muitos.

Al

Conheci, a liliane desde, criança, amiguinha das minhas filhas, se fosse com uma das minhas minhas filhas, eu Iria gastar meu ultima tostão para esse canalha , ter um destino de preso ou morto.

vanessa

que absurdo!! todo mundo sabe q ele tava alcolizado!!! VERGONHOSOOOOOOOOOOOOOOOO!! ATE EU Q N SOU POLICIAL SEI Q ELE TINHA INGERIDO ALCOOL!! como os investigadores n sabem???? BRASIL VERGONHOSO!! AGORA APOSTO Q SE FOSSE PARENTE DE ALGUM GRANDAO OU ATE MESMO PARENTE DA DELEGADA ISSO TERIA SIDO DIFERENTE!!

Shirley Santiago

Isso tudo é uma vergonha,tenho nojo quando leio essas notícias,meu Deus,só sabe quem passa e quem sofre.Hoje a família dela,amanhã pode ser as nossas,e punição para esses ASSASSINOS, que é bom,não existe!!

EDNA

Gente eu fico sem ter o que falar pois eu tembém sou ciclista e esse acidente ocorreu bem proximo ao meu trabalho, bem proximo mesmo e sempre que eu olho da minha janela eu veja a imagem de uma bicicleta branca colocada em homenagem a ciclista morta isso mim doí profundamente pois agora con leis aprovadas em nossa defesa ainda sim alguns motoristas não nos respeitam e nossas leis ainda deixam uma pessoa dessa sem punição! Meu Deus isso tem que parar gente vamos lutar pelos nossos direitos que já são tão poucos e agora gente roubaram a bicicleta que ali foi deixada em homenagem gente vamos ter respeitos por nossos mortos, pelo o proximo será q é tão dificil assim. Deixo aqui a minha solidariedade a família da ciclista e pelo o esposo dela muita força e não desista de pedalar tenho certeza que ela estará sempre nos nossos passeios ciclisticos.

Antônio Azevedo

Isso por que era um tentente, queria ver se fosse um pobre lascado que financiou o carro em prestações a perder de vista e que mata um leão por dia para sobreviver se ele iria ficar solto. Estaria no Presídio a muito tempo.
Na boa, pra que serve a CNH?

Regina

Lamentável é o entendimento do nobre jornalista. Não há dolo eventual nesse caso e a delegada agiu corretamente. A imprensa hoje em dia quer se meter em decisões sem ter nenhum conhecimento jurídico acerca do fato.

guione

Eu acho que deveria ser punido só porque tem patente,isso não deveria ser considerado pois ele também e gente e o dever da justiça e colocar gente como esse covarde na prisão se fosse eu já estaria a traz das grades.

Roberta

É impressionante a quantidade de pessoas que estão julgando esse tenente, vocês não tem nem noção do que estão comentando, entendam que ele fez sim o teste do bafômetro, e deu 0 (ZERADO), então não afirmem que ele estava alcoolizado, porque NÃO ESTAVA, e prestem atenção, acidentes ocorrem o tempo todo, vocês em algum momento pararam pra pensar na dor que esse tenente vai carregar pro resto da vida? vocês acham que a vida dele está normal? que a consciência dele não vai sofrer pelo resto da vida dele? E quem são vocês para julga-lo? Sabe qual é o problema do Brasil? Não é a justiça, é a ignorância de tais pessoas como vocês, mas eu entendo, antes de acontecer comigo, também julgava, achando que sabia de tudo, e que tinha o poder de ver quem estava certo ou errado, mas gente não tem certo ou errado nessa história, foi um ACIDENTE, e infelizmente trouxe a morte de uma pessoa, ninguém quis que isso acontecesse, muito menos o tenente queria isso, mas aconteceu, e sei que a perda de uma pessoa é irreparável, machuca demais, porém isso não faz do tenente um assassino, e nem por isso ele precisa perder a vida dele, por um acidente que ele não teve nem um pouco a intenção de matar, entendam que vocês não obtiveram todas as informações, ou tudo o que aconteceu, garanto que se isso tivesse acontecido com um pai, ou um tio de algum de vocês, não teriam esse pensamento de revolta, esse tenente sabe que errou em não ter a CNH, mas me diga, se ele tivesse, o acidente não iria acontecer do mesmo jeito? Vocês acham que com a CNH, iria salvar a vida dessa mulher? Na verdade, se vocês não sabem o que é um ACIDENTE, melhor não julgar ninguém, porque amanhã isso também pode acontecer com vocês, ou com alguém próximo a vocês, logo irão pensar em tudo que falaram erroneamente, e julgaram sem tomar conhecimento de todos os fatos. Enfim, não quero defender ninguém, mas vocês estão errados em julgar, tem comentários totalmente inúteis ai em cima, e é por isso que o Brasil não vai pra frente, a IGNORÂNCIA ainda domina a população burra e inconsequente brasileira.

anonimo

então Roberta, já q o Bafômetro estava zerado e ele sabia dirigir. me diz ai por que ele atropelou uma ciclista q estava com outras duas pessoas com a devida sinalização ?

SUELLEN

Roberta e porque não é ninguem da sua familia ,você não sabe a dor que estamos sentindo ,ele deve ser punido sim porque ele e um inrresponsavel , e quem e você pra chamar ela de mulher ela não e da sua familia ,pois ela tem nome .Claro que deu (Zerado) tambem ele fez o teste 6 horas depois Nenhum sangue continua com o alcool nas veias ,Você estava na hora pra dizer que não estava,Sim claro que acidentes ocorrem o tempo todo mais Mais ela perdeu a vida banalmente , e a culpa e sim da justiça Brasileira só porque ele e tenente Ignorancia sua tipo achamos que ele esta errado . Se ele estava bebado sem carteira de motorista claro que ele sabia que iria comenter algum acidente ,SIM ELE É UM ASSASSINO. O CNH não salva vidas não ,mais ele sabe que não tinha carteira .
Pois eu sei muito bem o que e inocente e o que não é ! E se fosse meu pai ou meu tio como você sitou eles já estariam presos a muito tempo . Inútil é o seu comentário . E o brasil não vai pra frente por que o Brasil tem isso de quem tem poder e quem não tem ,A IGNORÂNCIA CONTINUA POR CAUSA DE PESSOAS COMO VOCÊ . “”Burra e inconsequente é a justiça “”

Bombeiro

Boa noite à todos!
É com grande revolta que venho publicar tal texto.
Dizer que o Tenente não teve culpa é querer tapar o sol com a peneira, pois, sabemos que no Brasil a injustiça é vivenciada dia após dia e no caso da Ciclista não foi diferente. Alguém consegue me responder como uma pessoa envolvida num acidente é convidada a realizar o bafômetro 06 horas depois? Minha gente, sabemos que os fatos foram adulterados! Brasil, Brasil… até quando estarás nas mãos dos que são injustos?
Senhores governantes, vocês estão assentados em tais cadeiras por conta de nós mesmos… Os mesmos que colocaram vocês no poder, são os mesmos que hoje exige JUSTIÇA! Não quero mais do que a justiça. O Tenente PM não era HABILITADO, ou seja, NÃO apto a dirigir. Não me conformo jamais com isso… Queremos Justiça sim, chega de fechar os olhos para impunidade. A partir do momento que ele estava sem Habilitação, estava ciente de possíveis danos, Logo o mesmo é CULPADO sim de ter ceifado de forma bruta, perversa, consciente a vida da ciclista que vinha toda paramentada, bicicleta com olhos de gato e tudo mais e este ” ser humano” vir e tirar de seus familiares a vida de uma jovem recém casada e PM também e que amava o que fazia. Autoridades, Jornais e todos… Sejam coerentes e vejam os fatos. QUEREMOS PAZ E NÃO A IMPRUDÊNCIA! Chega de Ficar Calado… Queremos e não cansaremos de buscar Justiça!
Aguardo respostas daqueles que acredito fazer o correto e justo.

Juli

Lastimável pessoas insensíveis na defesa de um homem que comete um homicídio, a partir do momento que não se tem permissão para conduzir um veículo automotivo ele assume a intenção de matar, além do mais se negou a fazer o bafômetro logo após o acidente, ninguém é obrigado a gerar provas contra si mesmo, e até se submeteu ao bafômetro no hospital depois de 6hs do ocorrido, quando já havia ficado no soro glicosado, é claro que não constaria vestígio de álcool . A IGNORÂNCIA mencionada vem da parte de alguém da família dele que não conhece a dor de perder alguém dessa forma, poderia ser sim um acidente desde que o tenente portasse a sua CNH e se prontificasse a realizar o bafômetro meia hora depois do acidente ao invés de 6hs. Portanto Roberta, a culpa que ele carrega é pouco diante da dor que os familiares e amigos sentem, e da vida que foi interrompida prematuramente. feche os olhos e imagine um filho(a) seu na condição de vítima, seu depoimento seria bem diferente, espero que nunca venha a passar por isso.
Claro que ele não precisa perder a vida, vai ser em vida que ele vai pagar, justiça seja feita!!!

Comentar

Fotos do dia

Debate entre candidatos ao governo de Pernambuco na TV Jornal
Foto: Arnaldo Carvalho/JC Imagem

> JC Imagem

Debate entre candidatos ao governo de Pernambuco na TV JornalMilitância de Armando Monteiro em frente à TV JornalMilitância de Armando Monteiro em frente à TV JornalChegada do candidato Armando Monteiro (PTB)Armando Monteiro (PTB) chega com João Paulo e Paulo Rubem

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM