Jornal do Commercio
foto Laércio LutibergueTire suas dúvidas e conheça as peculiaridades da língua portuguesa.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Meu óculos ou meus óculos?

Publicado em 10/06/2011, Às 8:36

“Meu pés está machucado.”

Dificilmente falantes escolarizados dirão uma frase como essa.

Mas o interessante é que muitos desses falantes proferem com naturalidade períodos como “O óculos está sujo”, “Meu óculos está quebrado”, “Seu óculos é bonito”.

Desconsideram, assim, a informação gramatical de que “óculos””é um pluralício e, por isso, leva tudo que a ele se refere para o plural: “Os óculos estão sujos”, “Meus óculos estão quebrados”, “Seus óculos são bonitos”.

E o fato de “óculos” ser sempre plural não é por acaso: carregamos sobre nosso rosto um par de lentes. Cada lente é um óculo. É por isso que devemos dizer “os óculos”.

Agora, por que quem diz “meu óculos” não diz “meu pés”? Simplesmente porque as pessoas perderam a noção de que a palavra “óculos” é um plural.

Como ninguém mais usa o singular “o óculo”, apagou-se a noção de dualidade dela.

E então os falantes incluíram “óculos””no rol das palavras terminadas em “s” que não são plural, como “lápis” e  “ônibus”, estabelecendo a seguinte lógica: “Se digo ‘Meu lápis está quebrado’, posso dizer ‘Meu óculos está sujo’”.

A nosso ver, é isso o que explica a forte tendência em tornar “óculos” uma palavra de dois números, com o singular “o óculos” e o plural “os óculos”.

Mas é bom deixar claro que tal tendência ainda não chegou a dicionários e a gramáticas.

Logo, se você faz questão de falar conforme a regra, diga “Os óculos dela são lindos”, “Meus óculos estão sujos”, com a palavra “óculos”sendo tratada como um pluralício.

Compre o novo livro de Laércio Lutibergue AQUI.

Postado por Laércio Lutibergue

enviar para um amigo

Comentar

*

Fotos do dia

Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

> JC Imagem

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM