Jornal do Commercio
foto Laércio LutibergueTire suas dúvidas e conheça as peculiaridades da língua portuguesa.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Meu óculos ou meus óculos?

Publicado em 10/06/2011, Às 8:36

“Meu pés está machucado.”

Dificilmente falantes escolarizados dirão uma frase como essa.

Mas o interessante é que muitos desses falantes proferem com naturalidade períodos como “O óculos está sujo”, “Meu óculos está quebrado”, “Seu óculos é bonito”.

Desconsideram, assim, a informação gramatical de que “óculos””é um pluralício e, por isso, leva tudo que a ele se refere para o plural: “Os óculos estão sujos”, “Meus óculos estão quebrados”, “Seus óculos são bonitos”.

E o fato de “óculos” ser sempre plural não é por acaso: carregamos sobre nosso rosto um par de lentes. Cada lente é um óculo. É por isso que devemos dizer “os óculos”.

Agora, por que quem diz “meu óculos” não diz “meu pés”? Simplesmente porque as pessoas perderam a noção de que a palavra “óculos” é um plural.

Como ninguém mais usa o singular “o óculo”, apagou-se a noção de dualidade dela.

E então os falantes incluíram “óculos””no rol das palavras terminadas em “s” que não são plural, como “lápis” e  “ônibus”, estabelecendo a seguinte lógica: “Se digo ‘Meu lápis está quebrado’, posso dizer ‘Meu óculos está sujo’”.

A nosso ver, é isso o que explica a forte tendência em tornar “óculos” uma palavra de dois números, com o singular “o óculos” e o plural “os óculos”.

Mas é bom deixar claro que tal tendência ainda não chegou a dicionários e a gramáticas.

Logo, se você faz questão de falar conforme a regra, diga “Os óculos dela são lindos”, “Meus óculos estão sujos”, com a palavra “óculos”sendo tratada como um pluralício.

Compre o novo livro de Laércio Lutibergue AQUI.

Postado por Laércio Lutibergue

enviar para um amigo

Comentar

*

Fotos do dia

No Terminal de Xambá, mulher senta na porta do coletivo a aguarda. Sexta começou com paralisação
Foto: Diego Nigro/JC Imagem

> JC Imagem

No Terminal de Xambá, mulher senta na porta do coletivo a aguarda. Sexta começou com paralisaçãoMuita gente aguarda no Terminal de XambáMuita gente aguarda no Terminal de XambáParadas estão cheias na Avenida Doutor José Rufino, na EstânciaParadas estão cheias na Avenida Doutor José Rufino, na Estância

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM