Jornal do Commercio
foto Margarida Azevedo Para saber tudo sobre o Enem e os vestibulares de Pernambuco.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Até março de 2014 a UFPE decide se acaba com o vestibular e adere ao Sisu

Publicado em 27/12/2013, Às 0:30

Anísio Brasileiro e Silvio Marques visitaram a redação do JC. Foto: Igo Bione / JC Imagem

Anísio Brasileiro e Silvio Marques visitaram a redação do JC. Foto: Igo Bione / JC Imagem

Até março do próximo ano a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciará se extingue o vestibular e adere integralmente ao Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do Ministério da Educação (MEC). A decisão caberá ao Conselho Coordenador de Ensino, Pesquisa e Extensão. A informação foi repassada ontem pelo reitor Anísio Brasileiro, durante visita ao diretor de redação do Jornal do Commercio, Ivanildo Sampaio.

“Eu particularmente gosto do modelo do Sisu. A UFPE faz parte de um sistema federal e temos que pensar no País como um todo. Houve várias reuniões com as coordenações dos cursos de graduação. Recebemos também a visita da reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Lúcia Cavalli Neder. A UFMT foi uma das primeiras a aderir ao Sisu”, afirmou Anísio.

“A decisão de aderir ou não ao Sisu não será minha e sim do Conselho da UFPE”, enfatizou o reitor. Anísio Brasileiro estava acompanhado do vice-reitor, médico Silvio Romero Marques.

Postado por mazevedo

Palavras-chave

enviar para um amigo

Comentários

Isabely

Era só o que faltava. Se a sociedades, os pais dos vestibulandos, fizessem mais pressão nessas instituições, seria enem primeira fase e segunda fase covest e acabou. Nada de todo ano ter reunião de conselho da UFPE para decidir esse tipo de coisa.
Sem falar que a extinção da segunda fase, seria praticamente falir de vez com a covest não?!

vitor rodrigues

Até que fim!!! Só assim a UFPE tornará por completa ser uma universidade pública e aderindo ao SISU terá a confirmação de ser uma unidade Federal, priorizando aqueles que realmente necessitam estar nela sem condições de fazer o curso numa universidade particular… Será um grande avanço na educação de base, a educação pública…

Mário Tiburcio

Esta questão ainda precisa ser melhor esclarecida. Alguns educadores descordam em boa parte, com relação a classificação dos alunos. Pedimos que os mestres sejam mais claros nesta mudança. Carinhosamente, Mário Tiburcio.

Picaxu

Quando entrar ai vocês vão ver que merda é essa UFPE, tudo jogado sem estrutura nenhuma! Sofrimento para entrar e desgosto quando tá lá!

Mariana

Que péssima ideia!!! Aderir ao Sisu seria uma das ultimas coisas que a UFPE poderia pensar. Uma vez no sistema do Sisu a UFPE tirará a oportunidade das pessoas que realmente querem estudar no curso escolhido , pois haverá aqueles candidatos que poderão selecionar o curso que não quer mas somente porque a sua pontuação o permite de entrar naquele curso ele acaba por escolhe-lo, mas não é o curso que ele quer. Então o que acontecerá?? A desistência do candidato no meio do curso. Não quero dizer que isso não acontece, mas o número de desistentes nos cursos pode aumentar. E aí já era a oportunidade de quem realmente o quis fazer.

Bruna

Já começaram errando colocando o Enem como 1ª fase, que é uma prova meramente cansativa, não avalia conhecimento nenhum. Se aderirem, acaba de vez a seleção pela qualidade dos alunos, comprometendo a produção acadêmica, o que vai acabar diminuindo o conceito da universidade. Muito triste.

Leandro

É muita idiotice e ignorância essas pessoas que falam que a universidade tem que ser pra aluno de escola publica… Meu filho, se você ta pensando que a universidade é um local que você vai entrar fácil e sair fácil nem se anime, falando da área com a qual eu estudo (engenharia) quem nao entra lá com uma boa base vai sofrer e muito, conheço muitos que estudavam bem no ensino médio e mesmo assim se davam Muito mal, com isso de cotas e sisu o nível dos estudantes da UFPE vão cair catastroficamente… Melhor pra mim que já vou tar formado e menos engenheiros no mercado estarão la pra concorrer comigo a vagas, concursos e etc… ;) e outra, nem todo mundo que estuda em colégio particular tem condição de pagar uma universidade particular, meu pai é professor do estado e deu um duro danado pra pagar cada mensalidade pra que eu tivesse uma educação de qualidade já que o governo mesmo com tantos impostos mao consegue oferecer um ensino de qualidade… Eu entrei na UFPE por meus méritos, nao tem nada melhor do que isso.

Bruno

Discordo. Muitos estudantes vem estudar medicina no nordeste e depois de formados voltam para sua cidade de origem.

Carlos souto alves

Absurdo!! Quanto pior melhor!! O ENEM é um exame que avalia por baixo os alunos, por ser mal elaborada, prolixa e desgastante, sendo ela a unica forma de avaliar os alunos, nivela por baixo, e consequentemente ira beneficiar alunos menos brilhantes. já basta a ” burrice” das cotas, onde se esquece da meritocracia, e contempla os piores estudantes….!!!! Querem fechar a UFPE digam, petistas…

Marcio

Isso é um absurdo, sou estudante do 3° ano do ensino médio de uma boa escola em Cararu-PE, sonho em me tornar um engenheiro naval, e percebia que com as matérias de FÍSICA, QUÍMICA E MATEMÁTICA, como na fase das específicas, esse sonho ficaria mais próximo de ser realizado, tendo em vista meu interesse por tais disciplinas, já basta o Enem como primeira fase, prova longa, desgastante e cansativa, com correção de redaçoes inseguras e incertas…Também já não bastava as cotas, que subjugam a incapacidade de negros para se formarem por mérito próprio, estas sim, em vez de gerar oportunidades, como é dito, são apenas uma marca de cimento usada pelo governo para tapar os buracos do ensino público…Acabar com a segunda fase? Pra que? Qual a confiança do Enem? isso está errado! Muitos vão ser atraídos para recife pelo custo de vida menor, se formarem em medicina e engenharias da vida e abandonarem a cidade, voltando para as natais… #FIMDASCOTAS #FICASEGUNDAFASE #FIMDOENEM

Comentar

Fotos do dia

Comício de Marina no Recife reúne lideranças políticas e família de Eduardo Campos
Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

> JC Imagem

Comício de Marina no Recife reúne lideranças políticas e família de Eduardo CamposBeto Albuquerque e Marina fazem comício no RecifeComício de Marina no Recife é marcado por exaltação a EduardoJoão Campos, filho mais velho de Eduardo, faz discurso inflamado no comício de MarinaJoão Campos, filho do ex-governador Eduardo, e a candidata Marina

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM