Jornal do Commercio
foto Margarida Azevedo Para saber tudo sobre o Enem e os vestibulares de Pernambuco.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Esclarecimentos sobre a isenção da UFPE

Publicado em 09/10/2013, Às 11:56

Atualizado às 12h10

Muitos estudantes estão com dúvidas sobre o pedido de isenção do pagamento da taxa de inscrição do vestibular da UFPE. Quem deseja requerer a gratuidade tem até amanhã (quinta-feira), até as 23h59, para se cadastrar no site da Covest (www.covest.com.br). Até o meio-dia, mais de 13 mil candidatos já haviam feito a solicitação de isenção (a taxa do vestibular é de R$ 110).

Conversei com professor Armando Cavalcanti, presidente da Covest, e pedi que esclarecesse algumas questões.

Presidente da Covest esclarece dúvidas dos feras

Presidente da Covest esclarece dúvidas dos feras. Foto: Robert Fabisak / JC Imagem

RENDA FAMILIAR
Para saber se você pode requerer a isenção some os salários de quem trabalha na sua família (e que mora na mesma casa). Depois divida esse valor pelo número de membros da família. Se for igual ou menor que R$ 1.017 o estudante pode pedir a isenção. Mas tem também que estar inscrito no Enem e haver estudado todo o ensino médio em escola pública ou na rede privada como bolsista integral.

CPF
Se o CPF do candidato aparecesse como já cadastrado, ele deve ir diretamente para o lado direito da tela, onde há o título “Acesse o Sistema”. Mesmo que o estudante nunca tenha feito vestibular, se ele acessou a página da Covest em outro momento e preencheu o cadastro, seus dados ficam armazenados no sistema.

ESQUECEU A SENHA
Quem esqueceu a senha cadastrada tem que clicar no link “esqueci minha senha”. O sistema enviará automaticamente a senha para o email que foi informado no primeiro cadastro do estudante. Se o fera não lembra qual email informou ou esse email está desativado terá que entrar em contato com a Covest, por telefone ou pessoalmente, para solicitar a nova senha

TELEFONES DA COVEST
os telefones da Covest para atendimento são 3412.0800 e 3412.0808. A comissão fica na Rua Amaury de Medeiros, 206, no Derby (perto da Praça do Derby), no Recife.

VIA IMPRESSA
A via impressa do requerimento deve ser assinada pelo estudante se ele foi maior de idade. Quem tiver menos de 18 anos terá que pedir a um responsável para assinar o documento.

PORTADOR
Os documentos comprovatórios do estudante devem ser entregues pessoalmente em um dos três campus da UFPE (Recife, Vitória e Caruaru). Caso ele não possa ir pode mandar um portador. Nesse caso, é preciso que redija uma procuração simples para o portador (não é necessário reconhecimento em cartório). O fera deve deixar claro, no texto da procuração, que autoriza fulano de tal a entregar seus documentos.

ENDEREÇOS PARA ENTREGA DOS DOCUMENTOS

Recife: Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no câmpus da UFPE, Cidade Universitária
Vitória: Centro Acadêmico de Vitória, Rua Alto do Reservatório, s/n
Caruaru: Centro Acadêmico do Agreste, BR-104, km 59, zona rural

O atendimento, nos três locais, será das 8h às 12h e 13h30 às 17h, entre os dias 14 e 18 de outubro (próxima semana)

ISENÇÃO x COTAS
São coisas completamente distintas. O fera que solicitar isenção não tem que concorrer necessariamente pelo sistema de cotas ou o contrário, quem vai disputar pelas cotas tem que ser isento do pagamento. São procedimentos diferentes e dissociados.

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

Comentários

Andreza

Quando clico no link esqueci minha senha o site fica dando problema.Por favor vamos resolver logo isso a isenção é até amanhã.

Andreza

A inscrição da solicitação é até hoje e o site esta dando problemas Covest o que é isso?
Vamos resolver prorroguem a data da isenção pq ninguém ainda resolveu nada.

Vestibulando

Quando eu estou na página de dados pessoais clico em continuar, mas não continua. A inscrição termina já já o que eu faço?

tamiris

O que eu faço?
me inscrevi para pedir isenção da taxa de inscrição da ufpe ,só que não imprimi o requerimento, pois havia pensado que este estaria disponivel enquanto durasse o período para comprovação , e agora não vou poder mais ser isenta?

    mazevedo

    Tamiris, sugiro que você entre em contato com a Covest e exponha seu problema para saber a orientação deles.

artur

não consegui efetuar a isenção pois o site estava dando erro

Camila

As inscrições para a isenção terminaram e eu não pude imprimir o requerimento nesse período, e agora quando eu entro no site da COVEST para imprimir o requerimento diz que as inscrições já terminaram. O que eu faço? Não poderei ser mais isenta?

    mazevedo

    Camila, leia a notícia que coloquei sexta-feira respondendo essa sua pergunta. O título é Isenção da UFPE solicitada por 23 mil feras.

sara

eu tbm estou com o mesmo problema da tamiris pesei que estaria lá para imprimir depois e agora já passou o prazo não consigo imprimir.

eduardo jose miguel silvestre

Eu não consegui imprimr o requerimeto da solicitação
da taxa de insenção do vestibular 2014 terei que ir ao
covest para conseguir o requerimento, já que o prazo
terminou.

Comentar

*

Fotos do dia

Foto: Ricardo B. Labastier/JC Imagem

> JC Imagem

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM