Jornal do Commercio
foto Margarida Azevedo Para saber tudo sobre o Enem e os vestibulares de Pernambuco.
  • Tamanho do texto:
  • A-
  • A+

Atualização do Blog do Fera

Publicado em 18/02/2014, Às 7:28

Feras enfrentaram três tipos de provas no vestibular da UFPE. Foto: Igo Bione /  JC Imagem

Foto: Igo Bione / JC Imagem

Caros feras, estimados leitores,
O Blog do Fera deixa de ser atualizado a partir de hoje. Deverá voltar no segundo semestre, quando as notícias sobre Enem e os vestibulares de Pernambuco tornarem-se mais frequentes.
Estou à disposição no email mazevedo@jc.com.br e pelo telefone da redação do Jornal do Commercio, 3413.6187. Sugestões, comentários, críticas, observações são sempre bem-vindos.
Margarida Azevedo

Postado por Diogo Menezes

enviar para um amigo

Espelhos das redações da UPE não serão disponibilizados nesta segunda-feira

Publicado em 10/02/2014, Às 12:06

Pelo cronograma oficial, a comissão do vestibular da UPE deveria disponibilizar nesta segunda-feira (10) os espelhos das redações corrigidos de todos os candidatos que não foram reprovados no ponto de corte. Mas segundo o presidente da comissão, Ernani Martins, isso não será possível de acontecer hoje.

“Por problema técnico não vamos colocar as redações nesta segunda-feira para consulta dos feras. O volume de textos foi maior do que prevíamos. São cerca de 6 mil do SSA e 26 mil do vestibular. O sistema de informática infelizmente não vai suportar”, explica Ernani.

Até o final do dia a comissão deverá informar nova data para liberação dos espelhos.

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

Univasf e UFRPE ainda dispõem de 2.033 vagas no Sisu

Publicado em 07/02/2014, Às 12:06

Nesta sexta-feira acaba o prazo para os candidatos se inscreverem na lista de espera do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação (MEC). Em Pernambuco, participam as Universidades Federais Rural (UFRPE) e do Vale do São Francisco (Univasf). Também o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE).

Na Univasf sobraram 418 vagas, após dois períodos de matrícula. Na UFRPE há 1.651 vagas remanescentes.

Os candidatos não selecionados em nenhuma de suas opções nas chamadas regulares podem se inscrever na lista de espera. É permitido também para os estudantes selecionados em sua segunda opção, independentemente de terem efetuado a matrícula.

Vale ressaltar, no entanto, que a participação na lista de espera somente poderá ser feita na primeira opção de vaga do candidato.

Ao acessar o sistema, o candidato deve, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu.

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

UPE divulga lista dos candidatos que poderão ser remanejados

Publicado em 04/02/2014, Às 16:38

Foram  disponibilizadas, na tarde desta terça-feira, as listas dos candidatos que poderão ser remanejados na UPE. São quatro listas: cotistas e não cotistas do vestibular tradicional e cotistas e não-cotistas do Sistema Seriado de Avaliação.

No portal NE10 o fera tem acesso a essas listas. O primeiro remanejamento será divulgado dia 12 de março.

Também já está liberado o sistema onde o fera que foi reprovado pode saber em que disciplina levou ponto de corte. É só acessar o portal da UPE.

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

Lista dos remanejáveis da UPE ainda não foi disponibilizada

Publicado em 04/02/2014, Às 14:52

Ainda não está no ar a lista dos candidatos remanejáveis da UPE. A Agência Estadual de Tecnologia da Informação (ATI) hospeda o site da UPE. Mas é o servidor da universidade que está com um problema. Por isso o resultado não foi disponibilizado.

O presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins, acredita que o problema será resolvido em breve e que até o final da tarde os feras terão acesso às listas.

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

Previsão da UPE é divulgar lista dos remanejáveis às 14h

Publicado em 04/02/2014, Às 10:14

Listão dos aprovados saiu sexta-feira passada. Foto: Guga Matos  / JC Imagem

Listão dos aprovados saiu sexta-feira passada. Foto: Guga Matos / JC Imagem

Para os feras que não foram aprovados no vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) é grande a expectativa pela lista dos remanejáveis. Estará disponível a partir das 14h, segundo o presidente da comissão do vestibular, Ernani Martins.

“Pode ser que disponibilizemos antes desse horário. Mas estamos com uma pendência técnica no sistema. Tão logo seja resolvida, a lista entrará no site”, explica Ernani. A relação poderá ser consultada no site da UPE.

Na lista a publicação dos nomes ocorrerá por ordem alfabética. “Ao lado do nome do candidato terá o argumento de classificação e a posição dele no remanejamento”, observa Ernani.

Quem foi desclassificado poderá saber em que disciplina levou ponto de corte e quais foram suas notas. Nesse caso, a consulta do vestibulando será feita mediante a colocação da senha e do cpf dele.

O primeiro remanejamento da UPE sairá dia 12 de março (antes havia informado erradamente que seria 12 de fevereiro)

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

Lista da segunda chamada do Prouni já pode ser consultada

Publicado em 03/02/2014, Às 9:33

Mariana Tokarnia (Agência Brasil)

Os estudantes que se inscreveram no Programa Universidade Para Todos (ProUni) já podem conferir, a partir desta segunda-feira, o resultado da segunda chamada pelo site do programa, pelo número 0800 616161 ou nas instituições participantes. Os selecionados têm até quinta-feira (6) para comprovar as informações.

Os candidatos selecionados precisam comprovar renda bruta familiar até um salário mínimo e meio por pessoa, para quem quiser bolsa integral, e até três salários mínimos por pessoa em caso de disputa por bolsa parcial de 50%. É necessário ainda ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter alcançado nota mínima de 450 pontos, além de não ter tirado 0 na prova de redação.

Aqueles que não conseguirem apresentar a documentação exigida ou perderem o prazo serão reprovados. Cabe ao estudante selecionado verificar na instituição os horários e o local onde deve comparecer para comprovar as informações.

Os candidatos que não tiverem sido aprovados em nenhuma das duas chamadas poderão manifestar interesse por uma vaga na lista de espera nos dias 13 e 14 de fevereiro. As bolsas remanescentes serão distribuídas para esses candidatos conforme as notas no Enem. Caso seja chamado na lista de espera, o candidato terá os dias 19 e 20 de fevereiro para comparecer à instituição com a comprovação dos dados da ficha de inscrição.

Para o primeiro semestre de 2014, o ProUni oferece 191,6 mil bolsas, sendo 131.636 integrais e 59.989 parciais, em 25,9 mil cursos em instituições particulares de ensino.

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

Calendário de matrículas da UPE

Publicado em 31/01/2014, Às 17:24

 

Depois de comemorar a aprovação no vestibular e no SSA, os feras devem ficar atentos às datas de matrículas. Confira abaixo o calendário da UPE.
Fevereiro

Dia 4 – Divulgação dos possíveis remanejáveis
Dia 17 – Matrícula dos aprovados para a primeira entrada no vestibular e no SSA 3 e que não são cotistas
Dia 18 – Matrícula dos approvados para a primeira entrada  no vestibular e no SSA 3 e que são cotistas
Dia 19 – Matrícula de todos os retardatários da primeira entrada (cotistas e não cotistas)

Março

Dia 6 – Início das aulas
Dia 12 – Divulgação do primeiro remanejamento
Dia 17 – Matrícula dos remanejados
Dias 25 – Segundo remanejamento
Dia 28 – Matrícula dos remanejados

Maio

Dia 27 – Matrícula Matrícula dos aprovados para a segunda entrada no vestibular e no SSA 3 e que não são cotistas
Dia 28 – Matrícula dos aprovados para a segunda entrada no vestibular e no SSA 3 e que são cotistas
Dia 29 – Matrícula de todos os retardatários da segunda entrada (cotistas e não cotistas)

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

UPE divulga os primeiros lugares do vestibular e do SSA

Publicado em 31/01/2014, Às 12:26

O estudante Breno Soares conquistou o primeiro lugar geral no vestibular tradicional

O estudante Breno Soares conquistou o primeiro lugar geral no vestibular tradicional

O estudante Breno Soares da Costa Vieira, aluno do Colégio GGE, foi o primeiro lugar no vestibular tradicional da Universidade de Pernambuco (UPE). Aprovado no curso de engenharia elétrica eletrônica, ele teve média 86,22. Breno já tinha passado em sexto lugar geral  na UFPE para o bacharelado em matemática. Breno está em São Paulo, matriculado no ITA.

O segundo lugar geral ficou com João Lucas Fernandes dos Santos, 17 anos, também do Colégio GGE, com a nota 85,77. Ele conquistou vaga em engenharia civil. Já tinha sido aprovado em primeiro lugar na UFPE, cujo listão foi divulgado semana passada. João passou, na Federal, em física, mas diz que não vai cursar porque deseja estudar no ITA.

9K7A4869

Breno Assis de Andrade, 17, aluno do Colégio Motivo, ficou com a terceira maior nota do vestibular tradicional, 84,75. Ele foi aprovado em direito no câmpus Camaragibe. Breno ficou em primeiro lugar na graduação em direito da UFPE.

SERIADO

O primeiro lugar geral do Sistema Seriado de Avaliação (SSA) ficou com Rafael Neves Moreno, do Colégio Equipe, com a nota 87,53. A média dele foi a maior da UPE, considerando o SSA e o vestibular. Rafael passou em medicina.

Victor Hugo Vieira de Oliveira, aprovado em engenharia de automação, obteve a segunda colocação, com 87,5. Na terceira posição aparece João Lucas Fernandes dos Santos, com 87,47, classificado em direito.

 

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

UPE divulgará às 13h listões do vestibular e do Sistema Seriado

Publicado em 31/01/2014, Às 8:00

Listões sairão às 13h.   Foto: Alexandro Auler / JC Imagem

Listões sairão às 13h. Foto: Alexandro Auler / JC Imagem

Termina hoje a expectativa dos feras pernambucanos, com a divulgação do segundo mais esperado listão do vestibular: o da Universidade de Pernambuco (UPE). O resultado sairá às 13h, na reitoria da instituição, em Santo Amaro, área central do Recife. No mesmo horário será liberado o listão com os aprovados no Sistema Seriado de Avaliação (SSA).

Os nomes dos primeiros lugares da UPE serão anunciados às 12h30. No vestibular são 2.080 vagas, disputadas por 32.901 feras. No seriado foram 10.863 participantes, que concorrem a 1.390 vagas.

O portal NE10, do Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, disponibilizará as duas listagens. Os listões poderão ser conferidos também em outros dois endereços, www.upe.br e www.processodeingresso.upe.pe.gov.br.

Os listões não separam candidatos cotistas dos não cotistas.  Se um mesmo estudante conquistar vaga nos dois processos seletivos em um mesmo curso ele ocupará a vaga do seriado. Se for em cursos distintos, o fera terá que optar por uma das duas graduações.

 

Postado por mazevedo

enviar para um amigo

Fotos do dia

Sem ônibus, muita gente caminhou pelo complexo Joana Bezerra
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

> JC Imagem

Sem ônibus, muita gente caminhou pelo complexo Joana BezerraTerminal de Xambá fechado na manhã desta sexta, durante paralisação de motoristas e cobradoresMototaxistas aproveitam para lucrar com a paralisação dos ônibusPopulação aguarda terminal Integrado de Xambá abrir para pegar coletivoPopulação aguarda coletivo no Terminal Integrado Joana Bezerra

Arquivos da Coluna

Coluna no Twitter

OFERTAS
OFERTAS
Facebook Twitter RSS Youtube
Sistema Jornal do Commercio Grupo JCPM