25 nov 2014

UPE modifica gabarito de três questões do SSA 3

Feras fizeram provas do SSA3 para concorrer a 1.386 vagas. Foto: Edmar Melo/  JC Imagem

Feras fizeram provas do SSA3 para concorrer a 1.386 vagas. Foto: Edmar Melo/ JC Imagem

Três das nove questões que tiveram gabaritos contestados no segundo dia de provas do Sistema Seriado de Avaliação  3 foram modificadas. Segundo a comissão da Universidade de Pernambuco (UPE), as alterações ocorreram nos testes de biologia, química e geografia.

O quesito 5 de biologia foi anulado. Nesse caso, todos os candidatos ganham o ponto referente a ele. Em geografia, a questão 48 também foi anulada. No teste de química, o quesito 19 passa a ter como resposta correta a alternativa E (antes havia sido divulgada como a letra C).

As bancas receberam contestações de mais seis questões (duas de biologia, duas de história, uma de física e uma de sociologia). Os recursos, no entanto, não foram aceitos e por isso os gabaritos liberados na semana passada estão mantidos. Veja quais foram:

biologia: questões 1 (alternativa correta C) e 7 (letra B)

história: quesitos 32 (letra C) e 33 (letra A)

sociologia: questão 52  (letra B)

física: questão 24 (letra C)

 

No primeiro dia de provas do SSA 3, segundo Ernani Martins, presidente da comissão da UPE, não houve mudança no gabarito das provas de português e inglês, que tiveram os quesitos 11 (português), 26 e 29 (inglês) contestados .

A única alteração, que já havia sido divulgada no mesmo dia de realização dos testes, foi na questão 24 da prova de matemática, que tem como resposta correta a letra A.

Gabarito definitivo do primeiro dia de provas do SSA 3

Gabarito definitivo do segundo dia de provas do SSA 3

Respostas das bancas sobre as contestações do primeiro dia

Respostas das bancas sobre as contestações do segundo dia

 

24 nov 2014

UPE mantem gabarito das provas de português e inglês do SSA 3

Gabarito definitivo das provas aplicadas no segundo dia do SSA3 sai nesta terça-feira. Foto: Hélia Scheppa /  JC Imagem

Gabarito definitivo das provas aplicadas no segundo dia do SSA3 sai nesta terça-feira. Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

Não houve mudança no gabarito das provas de português e inglês da terceira fase do Sistema Seriado de Avaliação (SSA), aplicadas no domingo da semana retrasada (dia 16). Segundo o presidente da comissão do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE), Ernani Martins, estão mantidas as respostas dos quesitos 11 de português e 26 e 29 de inglês.

“A única alteração, no gabarito do primeiro dia do SSA 3, foi na questão 24 da prova de matemática, que já havíamos corrigido e divulgado antes. A resposta correta é a alternativa A e não a C. Houve um erro de digitação, por isso a mudança”, ressalta Ernani.

Nesta terça-feira sairão os posicionamentos referentes aos quesitos contestados dos testes do segundo dia do SSA3 (questão 48 de geografia; 1, 5 e 7 de biologia; 32 e 33 de história; 19 de química; 24 de física; 52 de sociologia).

Conforme o edital do seriado, caso uma questão contestada seja anulada, todos os candidatos recebem o ponto referente a ela. Se houver mudança no gabarito, só pontua quem a acertou.

24 nov 2014

Contestação de gabarito do IFPE deve ser feita até 17h desta segunda-feira

Vestibular ocorreu no domingo e teve abstenção de 16,95%. Foto: Gil Aciolly/IFPE/Divulgação

Vestibular ocorreu no domingo e teve abstenção de 16,95%. Foto: Gil Aciolly/IFPE/Divulgação

Candidatos que discordarem de algum gabarito das provas do vestibular do IFPE, realizado domingo, devem ingressar com recurso apenas nesta segunda-feira. O documento tem que ser entregue no câmpus onde o participantes pretende estudar. O atendimento é das 9h às 12h e das 14h às 17h.

Segundo a comissão, não serão aceitas contestações realizadas por e-mail ou procurador. O gabarito definitivo será publicado quinta-feira (27). O gabarito divulgado no domingo está disponível na página do IFPE.

O IFPE oferece 5.247 vagas distribuídas em 57 cursos. Além do vestibular, o IFPE também vai disponibilizar vagas no Sisu e no Sisutec, que usam a nota do Enem no processo seletivo. Serão 2.160 vagas no Sisutec e  382 no Sisu.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cvest2015@reitoria.ifpe.edu.br ou pelos telefones (81) 2125 1724 ou 2125-1793.

23 nov 2014

Conheça as graduações oferecidas na UFRPE

Feira terá estandes com informações sobre todos os cursos que a Rural oferece no Recife

Feira terá estandes com informações sobre todos os cursos que a Rural oferece no Recife

Para os feras que desejam conhecer as graduações da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), a sugestão é visitar, terça e quarta-feira, a IX Feira de Profissões, no câmpus Dois Irmãos, Zona Norte do Recife. A visitação é gratuita, das 9h às 17h.

Segundo a pró-reitora de ensino de graduação, Ângela Almeida, todos os 24 cursos do Recife e os cinco do Cabo de Santo Agostinho, no Grande Recife, terão estande para explicar aos visitantes como é a graduação, o perfil do profissional e como está o mercado de trabalho entre outras informações úteis. Haverá detalhamento ainda dos nove cursos de educação a distância.

Para o próximo ano, a UFRPE vai disponibilizar 3.540 vagas. O preenchimento será pelo Sistema de Seleção Unificado (Sisu), do Ministério da Educação, cujas inscrições acontecerão em janeiro. Quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) este ano pode concorrer. Além do Recife e do Cabo, há câmpus em Garanhuns, no Agreste, e Serra Talhada, no Sertão.

“Acho bacana saber mais informações sobre os cursos. Pretendo me inscrever, no Sisu, em nutrição na UFPE e em gastronomia na Rural”, diz o vestibulando Luiz Henrique Queiroz, 18 anos, concluinte do Colégio Santa Maria.

23 nov 2014

Listão do IFPE sai dia 15 de dezembro

Provas foram realizadas na manhã deste domingo em 21 cidades pernambucanas. Foto: Gil Aciolly/Divulgação/IFPE

Provas foram realizadas na manhã deste domingo em 21 cidades pernambucanas. Foto: Gil Aciolly/Divulgação/IFPE

Encerrada as provas do vestibular do IFPE, realizado na manhã deste domingo, a expectativa dos feras agora é pelo listão dos aprovados. Segundo a comissão organizadora do concurso, a relação com os nomes de quem conquistou vagas será publicada dia 15 de dezembro.

O vestibular teve abstenção de 16,95%, índice um pouco menor que o registrado ano passado, que foi 17,14%. Estavam inscritos 31.326 candidatos. O IFPE oferece 5.247 vagas distribuídas em 57 cursos técnicos e superiores.

O gabarito preliminar estará disponível no site da Comissão do vestibular , a partir das 16h. Os participantes que discordarem das respostas oficiais podem contestá-las somente nesta segunda-feira. O recurso deve ser entregue das 9h às 12h e das 14h às 17h, no câmpus ou polo de EAD onde ele concorre à vaga.

A comissão alerta que não serão aceitas contestações realizadas por e-mail ou por procurador. O  próprio candidato têm que entregar o documento. O gabarito definitivo será publicado quinta-feira (27).

SISU – No Sistema de Seleção Unificada, do Ministério da Educação, cujas inscrições serão em janeiro, o IFPE vai oferecer 382 vagas em cursos superiores. Para concorrer basta ter feito o Enem. No Sisutec, o instituto terá 2.160  vagas em cursos técnicos.

23 nov 2014

IFPE seleciona neste domingo feras para 57 cursos

Instituto oferece 57 cursos em câmpus na Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado. Foto: Ascom/IFPE/ Divulgação

Instituto oferece 57 cursos em câmpus na Região Metropolitana do Recife e no interior do Estado. Foto: Ascom/IFPE/ Divulgação

Mais um fim de semana de provas para candidatos que buscam formação superior ou ingresso em cursos técnicos. Começa neste domingo, às 9h, no horário local, o vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). São 31.326 candidatos que vão disputar 5.247 vagas. O concurso será realizado em 21 cidades pernambucanas. O listão dos aprovados sai dia 15 de dezembro.

Os concorrentes dos cursos técnicos terão até meio-dia para responder 30 questões, sendo dez de português, dez de matemática e outras dez de conhecimentos gerais. Para os inscritos nos cursos superiores, o tempo de provas é maior – vai até 13h. Eles escreverão uma redação (entre 20 e 25 linhas) e farão 50 quesitos distribuídos entre as disciplinas de português, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, história e geografia.

Cartão de inscrição (disponível para impressão no www.cvest.ifpe.edu.br), documento de identidade e caneta preta ou azul são os itens que o vestibulando não pode esquecer. Segundo o IFPE, o participante pode levar telefone celular para o local de prova. Mas os fiscais é que ficarão com os aparelhos durante a aplicação do exame. A saída é permitida a partir das 10h.

Entre os cursos técnicos, o mais concorrido é edificações, oferecido no Recife, na modalidade integrado (quando o estudante faz ensino médio e técnico ao mesmo tempo). Serão 36,5 candidatos disputando cada vaga. Nos cursos superiores, o mais disputado é tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, também na capital pernambucana, com 25,02 inscritos por vaga.

22 nov 2014

Atenção para as regras do IFPE

Manutenção de computadores é um dos cursos oferecidos no IFPE

Manutenção de computadores é um dos cursos oferecidos no IFPE

Neste domingo tem vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE). É importante ficar atento às regras do concurso:

– Portões abrem às 8h e fecham às 9h (horário de Pernambuco). Candidato só pode fazer as provas no prédio designado pela comissão. O endereço do local do exame consta no cartão de inscrição, que deve ser impresso pelo participante (disponível no www.ifpe.edu.br)

– Saída permitida a partir das 10h

– Pode levar o celular. Mas os fiscais ficarão responsáveis pela guarda dos aparelhos enquanto as provas são realizadas

– Caneta preta ou azul para responder os testes

– Candidatos dos cursos técnicos terão até 12h para responder 30 questões de matemática, português e conhecimentos gerais

– Candidatos dos cursos superiores terão até 13h para escrever uma redação e responder  50 questões, distribuídas entre as disciplinas de português, língua estrangeira, matemática, física, química, biologia, história e geografia.

– A redação deve ter entre 20 e 25 linhas

22 nov 2014

Veja os cursos mais concorridos do IFPE

Agroindústria é um dos cursos técnicos no IFPE.

Agroindústria é um dos cursos técnicos no IFPE.

Neste domingo haverá provas do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) . Estão inscritos 31.326 candidatos.  O instituto oferece 5.247 vagas distribuídas em 57 cursos.

São 1.627 vagas na modalidade integrado, aquela em que o estudante realiza o ensino Médio e curso técnico de forma concomitante; 2.708 na modalidade subsequente, destinada a quem tem ensino médio completo; 792 vagas para os cursos superiores e outras 120 para a modalidade Proeja.

Entre os cursos técnicos, o mais concorrido é edificações, oferecido no Recife, na modalidade integrado. Serão 36,5 candidatos disputando cada vaga. Nos cursos superiores, o mais disputado é tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas, também na capital pernambucana, com 25,02 inscritos por vaga.

Veja abaixo o curso mais concorrido de cada câmpus do IFPE. No site do IFPE há a concorrência completa.

JC-CID1108_ESC01-IFPE5

21 nov 2014

Reforço de ônibus por causa do vestibular do IFPE

Haverá reforço em oito linhas de ônibus no domingo. Foto: Sérgio Bernardo /  JC Imagem

Haverá reforço em oito linhas de ônibus no domingo. Foto: Sérgio Bernardo / JC Imagem

Oito linhas de ônibus que passam pelo câmpus do IFPE, na Cidade Universitária, Zona Oeste do Recife, terão reforço neste domingo, quando acontece vestibular da instituição. As provas serão das 9h às 13h. Estão inscritos 31.326 candidatos.

Segundo o Grande Recife Consórcio de Transporte, com o reforço de oito linhas haverá 73 veículos, realizando 608 viagens, das 7h às 13h. Serão 76 viagens a mais que um domingo normal.  Conforme o órgão, essas linhas atendem ao ponto de maior concentração de estudantes que farão a prova, o prédio do IFPE.

No domingo,  a linha Camaragibe/CDU será reativada. Já a linha Curado II/Caxangá (BR 232) terá o itinerário estendido para atender ao campus no horário das 6h às 13h.

As linhas que receberão reforço são as seguintes:

Dois Irmãos/Rui Barbosa,

Barro/Macaxeira/ Várzea

CDU/Várzea

Engenho do Meio

TI Tancredo Neves/TI Macaxeira

Rio Doce/CDU

Camaragibe/CDU

Curado II/Caxangá (BR-232).

 

21 nov 2014

Vestibular do IFPE acontece domingo às 9h

IFPE vai ofertar  5.247 vagas no vestibular. Provas começarão às 9h

IFPE vai ofertar 5.247 vagas no vestibular. Provas começarão às 9h

As provas do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), no próximo domingo, começarão às 9h. A comissão do concurso lembra aos 31.326 candidatos que o horário é local (Pernambuco não adotou o horário de verão). A recomendação é que o estudante chegue ao local do exame às 8h, quando os portões serão abertos.

Os feras terão três horas para realizar o concurso, se concorrer aos cursos técnicos. Para os candidatos dos cursos superiores, as provas vão até 13h.

Uma sugestão é aproveitar esta sexta-feira ou o sábado para conhecer o local de provas. O endereço onde o candidato prestará o vestibular está impresso no cartão de inscrição, disponível no site do IFPE.

Página 1 de 1612345...10...Última »