31 out 2014

Univasf terá 1.370 vagas no Sisu 2015

Um dos câmpus da Univasf fica em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

Um dos câmpus da Univasf fica em Petrolina, no Sertão de Pernambuco.

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) deve oferecer, no próximo ano, 1.370 vagas em 24 cursos de graduação. As vagas são preenchidas pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), do Ministério da Educação. A previsão é de que as inscrições no Sisu aconteçam em janeiro.

Um dos cursos mais concorridos da instituição é o de medicina, que funciona nos câmpus de Petrolina, no Sertão pernambucano, e na cidade baiana de Paulo Afonso. A Univasf mantem unidades também na zona rural de Petrolina, nos municípios de Juazeiro e Senhor do Bonfim, na Bahia, e em São Raimundo Nonato, no Piauí.

Para participar do Sisu basta o estudante fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e não tirar zero na prova de redação.

30 out 2014

Assista a vídeos com dicas do Enem

Os candidatos que farão o Enem, nos próximos dias 8 e 9 de novembro, devem saber todas as regras da avaliação para evitar problemas.

O Inep, órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame. produziu cinco vídeos, de curta duração, com algumas dicas. O cantor de pagodes Mumuzinho, que atua o programa Esquenta, de Regina Casé, é o garoto-propaganda.

Em um dos vídeos, ele lembra que o candidato deve levar caneta preta produzida em material transparente. Em outro destaca o horário das provas. Informa ainda que o estudante tem que apresentar um documento oficial com foto.

Assista aos vídeos, disponíveis na página do Inep

30 out 2014

Aulão gratuito sábado para revisar assuntos do Enem

Na etapa final de preparação para o Enem, responder simulados ajuda.

Na etapa final de preparação para o Enem, responder simulados ajuda.

Faltando 10 dias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para 8 e 9 de novembro, os feras estão na fase de revisão dos principais assuntos. No próximo sábado tem um aulão gratuito promovido pelo projeto pré-acadêmico Interação, vinculado à UFPE. Para participar é necessário se inscrever antes e, no dia, levar um quilo de alimento não-perecível.

Interessados devem se inscrever até as 22h de hoje, quinta-feira (30), mandando e-mail para aulaointerativo@hotmail.com. São oferecidas 80 vagas e podem participar estudantes de escolas públicas e privadas que vão fazer o Enem.

O aulão acontecerá das 8h às 17h, no Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), no câmpus da UFPE, na Cidade Universitária, no Recife. Os participantes terão direito a uma refeição no dia do evento.

Mais informações pelos telefones (81) 8741.8955, 8627.7287 e 9510.3339

30 out 2014

Como recuperar a senha da UPE

Feras do SSA já podem imprimir cartão de inscrição. Foto: Hélia Scheppa /  JC Imagem

Feras do SSA 3 já podem imprimir cartão de inscrição. Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

A comissão do vestibular da Universidade de Pernambuco (UPE) está recebendo muitos telefonemas de candidatos que não lembram da senha que cadastraram. Sem ela, o estudante não tem como entrar no sistema para imprimir o cartão de inscrição.

O presidente da comissão, Ernani Martins, informa que o procedimento é simples. “Ao entrar na página, o candidato deve clicar no processo que está inscrito, se o Sistema Seriado de Avaliação 1, 2 ou 3 ou se o vestibular tradicional”, diz Ernani.

Logo abaixo do local onde o fera tem que inserir a senha há um link perguntando se ele deseja recuperá-la. “O candidato deve prestar atenção e só clicar uma vez no botão de recuperação da senha. Porque quantas vezes ele clicar, serão geradas novas senhas e enviada para o e-mail que ele cadastrou ao se inscrever”, alerta Ernani.

Ele recomenda ao estudante verificar na caixa de spam ou de lixo eletrônico a mensagem da UPE. “Muitos candidatos têm conta no hotmail, que não aceita e-mail institucional. Por isso tem que conferir se a mensagem com a nova senha não foi classificada como spam”, diz o presidente da comissão do vestibular.

Caso a recuperação da senha não tenha sido efetuada com sucesso por e-mail, a saída é entrar em contato, por telefone, com a comissão. Os números são 3183-3660 e 3183-3791.

CALENDÁRIO – Os cartões de inscrição do SSA 3 estão disponíveis para impressão desde a última segunda-feira. Para os candidatos do SSA 1 e 2 serão liberados a partir de 3 de novembro. Já os inscritos no vestibular terão que imprimir o documento a partir de 10 de novembro.

29 out 2014

Quatro mil PMs farão a segurança do Enem em Pernambuco

PMs (no fundo) fazem segurança nos prédios onde há aplicação do Enem, como na Unicap, no Recife. Foto: Igo Bione /  JC Imagem

PMs (no fundo) fazem segurança nos prédios onde há aplicação do Enem, como na Unicap, no Recife. Foto: Igo Bione / JC Imagem

Quatro mil policiais militares farão, em Pernambuco, a segurança e a escolta das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), nos dias 8 e 9 de novembro. O quantitativo é um terço maior que o empregado ano passado, quando a avaliação contou com a presença de 3 mil homens. O aumento do efetivo se justifica porque houve crescimento de 28% no número de participantes no Estado em relação a 2013. Estão cadastrados para responder os testes 432.981 pernambucanos, de um universo de 8,7 milhões de candidatos no País.

Os malotes com as provas chegaram a Pernambuco cerca de quinze dias atrás, segundo o coordenador operacional do Enem no Estado, major da PM Raul Cavalcanti. “Os testes da Região Metropolitana estão guardados em um quartel do Exército no Recife. O restante já foi levado para batalhões da PM ou do Exército no interior”, informa major Raul. Ele se refere aos municípios de Caruaru e Garanhuns, no Agreste, e Arcoverde e Petrolina, no Sertão.

Dos quartéis, os malotes só sairão agora nos dias do exame. Os policiais militares fazem a escolta do material até os locais de realização da avaliação (entre 880 e 900 prédios), em parceria com funcionários dos Correios. “Esses quatro mil PMs atuarão nas escoltas e na segurança dos prédios onde houver aplicação do exame. Há ainda o efetivo da PM que atua ordinariamente no policiamento diário”, destaca o oficial militar.

Haverá testes em 11 das 14 cidades do Grande Recife (Recife, Olinda, Jaboatão, Cabo, Camaragibe, Abreu e Lima, Igarassu, Ipojuca, Moreno, São Lourenço da Mata e Paulista). Ficaram de fora Araçoiaba, Itamaracá e Itapissuma. No interior, o Enem acontecerá em 64 municípios. Há participantes também no arquipélago de Fernando de Noronha.

Uma novidade em relação ao ano passado é o local de monitoramento, por parte da PM, nos dias da avaliação. “Montávamos uma central no Quartel do Derby, no Recife. Este ano estaremos no Centro Integrado de Comando e Controle, da Secretaria de Defesa Social”, explica major Raul. O centro funciona no bairro de São José, no Centro da capital pernambucana, e atendeu, este ano, a grandes eventos como a Copa do Mundo e as eleições. A estrutura será semelhante, com representantes da PM, dos Bombeiros e do Samu.

“Sabemos da importância do Enem, sobretudo este ano, pois não há mais o vestibular da UFPE (Universidade Federal de Pernambuco). Os estudantes podem ficar tranquilos que estamos empenhados para garantir a segurança nos dias de provas”, destaca major Raul.

NORDESTE – Os malotes de provas dos Estados vizinhos da Paraíba e Alagoas foram trazidos de avião para Pernambuco no início de outubro. Do Recife, seguiram, por transporte terrestre, para os destinos finais. A escolta, nesses casos, ficou sob a responsabilidade da Polícia Rodoviária Federal.

28 out 2014

Concorrência do IFPE sai na próxima semana

Curso técnico de agropecuária é um dos oferecidos no IFPE.

Curso técnico de agropecuária é um dos oferecidos no IFPE.

A concorrência do vestibular do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE) será divulgada na próxima semana.  Falta apenas a comissão anunciar o dia exato. As provas do processo seletivo estão marcadas para 23 de novembro.

As 5.247 vagas em cursos técnicos e superiores serão disputadas por 31.326 candidatos. O número de participantes este ano é menor que o do ano passado, quando o vestibular registrou cerca de 34 mil inscritos.

O IFPE oferece cursos em 21 cidades pernambucanas, onde há 15 câmpus e seis polos de educação a distância.

28 out 2014

Candidato pode recuperar senha no endereço do Enem na internet

enem_imagemYara Aquino (Agência Brasil)

Os inscritos para as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2014, que tiverem esquecido a senha necessária para acessar o cartão de confirmação, podem recuperar o número no site do Enem.  O cartão está disponível na internet e traz os dados como data, hora e local das provas.

Para recuperar a senha cadastrada no momento da inscrição é preciso escolher o item Acompanhe sua Inscrição, localizado no canto inferior direito do site do Enem e, na página seguinte, escolher novamente a opção Acompanhe sua Inscrição. Em seguida, escolher o item Esqueci Minha Senha e digitar o número do CPF, a data de nascimento, o texto da imagem que aparece logo abaixo e clicar em Pesquisar.

O candidato deverá indicar se quer receber a senha por e-mail ou por mensagem de celular, no número cadastrado durante a inscrição. Uma confirmação de envio da nova senha aparecerá na tela. Para facilitar, o site do Enem abre um passo a passo, com imagens demonstrando como recuperar a senha.

Além da senha, é preciso digitar também o número do CPF para acessar o cartão de confirmação. A partir de hoje, os cartões começam a chegar também pelo correio, no endereço informado na inscrição, de acordo com o Ministério da Educação.

Não é obrigatório levar o cartão no dia da prova. No entanto, é indispensável apresentar um documento de identificação com foto, como carteira de identidade ou de motorista.

Quem não receber o cartão, não conseguir imprimir pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato pelo telefone 0800 616161.

As provas do Enem serão nos dias 8 e 9 de novembro. Mais de 8,7 milhões de estudantes se inscreveram para o exame.

28 out 2014

Ciência e cidadania unidas pelo Enem

 Pedro Loureiro lembra que questões sobre transformações de energia são quase certas. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem


Pedro Loureiro lembra que questões sobre transformações de energia são quase certas. Foto: Bobby Fabisak/JC Imagem

Renata Monteiro

“O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é um teste de caráter cidadão. O aluno é avaliado mas, por conta dos textos enormes que precisa ler, também termina a prova com um pouco mais de conhecimento”. A afirmação do professor de física Pedro Loureiro, do Colégio Santa Maria, dá uma pista do que os estudantes que passarão pela maratona de testes nos dias 8 e 9 de novembro encontrarão pela frente: conceitos científicos sendo cobrados com base em temas de interesse público. No que diz respeito especificamente à física, o professor ressalta ainda que os feras não podem esquecer de sempre conectar o que veem em sala de aula com as demais disciplinas estudadas.

A crise energética pela qual o Brasil está passando é uma das questões sociais mais discutidas atualmente no País. Segundo Loureiro, é possível que o Enem, aproveitando-se da relevância do tema, traga alguma pergunta relativa a ele na prova deste ano. “É provável que algum questionamento sobre transformações de energia esteja no teste. A transformação da energia mecânica em energia elétrica na explicação do funcionamento de uma usina hidrelétrica, por exemplo. É muito comum questões como essas aparecerem no exame”, disse.

Fundamentos físicos básicos também são esperados no Enem. Além de dominá-los, os estudantes devem conseguir relacioná-los com o dia a dia, com a vida prática, como no caso da lei da gravitação universal. “Existe um mundo pré-Newton e outro pós-Newton. Um celular pode mostrar a importância do cientista inglês pois, se hoje podemos pegar um telefone móvel e falar, em tempo real, com uma pessoa em qualquer parte do globo, é porque existe um satélite estacionado que pega o sinal e o reflete para onde você quiser. Mas por que o satélite está estacionado? Porque conhecemos a lei da gravitação universal, sintetizada por Newton”, afirmou Loureiro.

Pensar a física de maneira interdisciplinar é uma boa maneira de conseguir bons resultados no Enem, de acordo com o professor Pedro. Estudar óptica interligando os conceitos da física com outros de biologia e até de história, facilita a compreensão do conteúdo e a resolução de questões práticas. “Hoje qualquer pessoa tem uma câmera fotográfica, mas o que poucos sabem é que esse equipamento foi criado graças à curiosidade de Leonardo da Vinci. O gênio era também um louco e comprava cadáveres de indigentes para abri-los e estudar a anatomia humana. Quando abriu um olho, da Vinci percebeu que o órgão era composto por uma lente, que é o cristalino, uma tela(a retina) e que a luz traz a informação dos objetos que convergem na lente e se projetam na tela. Então, de onde vem a ideia da construção dessa máquina maravilhosa? Do olho. Pura física e biologia.”

(matéria publicada em 20/09/2014 no Jornal do Commercio)

27 out 2014

Inep libera acesso ao cartão do Enem

No IFPE, vagas dos cursos superiores serão preenchidas pelo Sisu, que usa as notas do Enem.

No IFPE, vagas dos cursos superiores serão preenchidas pelo Sisu, que usa as notas do Enem.

Foi liberado, por volta das 16h desta segunda-feira (horário de Pernambuco), o link para que os inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)  acessem seus cartões de inscrição.

Para imprimir o documento o estudante deve informar seu CPF e senha cadastrada no momento da inscrição.

No cartão consta, além dos dados pessoais, o idioma escolhido pelo candidato na prova de linguagens (se inglês ou espanhol), o local de provas e se ele solicitou atendimento especializado.

Há também instruções de como proceder durante a aplicação das provas, nos dias 8 e 9 de novembro.

27 out 2014

UPE disponibiliza cartão do SSA 3

Feras vão disputar 1.386 vagas na terceira fase do SSA. Foto: Hélia Scheppa /  JC Imagem

Feras vão disputar 1.386 vagas na terceira fase do SSA. Foto: Hélia Scheppa / JC Imagem

Concluintes do ensino médio que farão a terceira etapa do Sistema Seriado de Avalaição (SSA) da Universidade de Pernambuco (UPE) já podem imprimir o cartão de inscrição. O link foi disponibilizado na tarde desta segunda-feira. Deverão participar das provas, dias 16 e 17 de novembro, 11.876 candidatos.

O estudante deve acessar a página da UPE. Em seguida, ao lado do nome do SSA, há um botão azul com a palavra Acesse. É lá que o vestibulando clica. Depois, informa seu CPF e a senha cadastrada quando se inscreveu. O link ficará no ar até os dias das provas, garante o presidente da comissão de vestibular, Ernani Martins.

Haverá concurso em 10 cidades pernambucanas: Recife, Olinda e Jaboatão, na Região Metropolitana, Nazaré da Mata e Palmares, na Zona da Mata; Caruaru e Garanhuns, no Agreste; Salgueiro, Arcoverde e Petrolina, no Sertão.

Página 1 de 712345...Última »